Esgrima em Böblingen: Atletas de ponta lutam pela Copa Ernst Martin!
A Copa Regional Ernst Martin Schaible acontecerá em Sindelfingen nos dias 28 e 29 de junho de 2025. Os melhores para-esgrimistas competem no pavilhão esportivo de Diezenhalde.

Esgrima em Böblingen: Atletas de ponta lutam pela Copa Ernst Martin!
O SV Böblingen se prepara para a quarta edição da Ernst Martin Schaible Regio Cup, que acontecerá nos dias 28 e 29 de junho de 2025. A competição, que será realizada pela primeira vez no pavilhão esportivo de Diezenhalde, promete duelos emocionantes entre os melhores para-esgrimistas do sul da Alemanha. Como relata Stuttgarter Nachrichten, a competição também estar acompanhado por um convidado de destaque que irá adicionar brilho extra deve se preocupar.
No passado recente, Böblingen já brilhou como sede do Campeonato de Esgrima em Cadeira de Rodas de Württemberg. Em meados de maio, esgrimistas alemães e ucranianos de primeira linha competiram aqui nas modalidades de espada, sabre e florete. Esses eventos mostram quão ativa e talentosa é a comunidade de esgrima em cadeiras de rodas na Alemanha, que inclui cerca de 25 mil pessoas. Küchenplaner Magazin enfatiza que o departamento de esgrima do SV Böblingen é considerado um centro de treinamento de elite em Baden-Württemberg.
Apoio e inclusão
SV Böblingen está comprometido com a inclusão na esgrima. Desde 2005, o clube conta com um grupo de treinamento para cadeirantes, que permite que atletas talentosos com deficiência pratiquem esgrima junto com atletas sem deficiência. Isto dá um contributo decisivo para a integração e apoio destes atletas. Ernst-Martin Schaible, chefe do DER KREIS, apoiou a competição ao longo dos anos e organizou a “Taça Ernst-Martin-Schaible” para o Campeonato Aberto de Württemberg pela primeira vez em 2023. O seu apoio é um sinal importante para a comunidade.
Entre os talentosos esgrimistas do SV Böblingen, merecem destaque Maurice Schmidt e Tim Widmaier, ambos participantes das Paraolimpíadas e campeões alemães. Desde 2022, um esquadrão de quatro refugiados ucranianos enriqueceu a equipa de para-esgrima. Estes atletas, Artem Manko, Dmitriy Serozhenko, Oleksander Yakovets e Sherii Sheptitskyi, são treinados pela treinadora romena Gavrila Spiridon e enriquecem a comunidade de treino e competição com as suas experiências e competências.
Um olhar para o futuro
A Taça Regional Ernst Martin Schaible não é apenas um evento competitivo, mas um símbolo de coesão e integração no desporto. Com o apoio de patrocinadores como o DER KREIS, fica claro que o foco na inclusão e na promoção dos para-atletas está se tornando cada vez mais importante. As próximas competições não são, portanto, apenas destaques desportivos, mas também uma oportunidade para aumentar a consciência dos para-desportos na sociedade.