Leonberg na loucura dos cheiros: de onde vem a névoa fedorenta?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Leonberg, repetidos incômodos com odores como “borracha queimada” desde 2019, dez cidadãos alertaram a administração municipal para investigar a causa.

In Leonberg, seit 2019 wiederholte Geruchsbelästigungen wie "verbranntes Gummi" zehn Bürger alarmieren die Stadtverwaltung zur Ursachenforschung.
Em Leonberg, repetidos incômodos com odores como “borracha queimada” desde 2019, dez cidadãos alertaram a administração municipal para investigar a causa.

Leonberg na loucura dos cheiros: de onde vem a névoa fedorenta?

Na cidade de Leonberg, localizada no distrito de Böblingen, a população tem lutado contra odores desagradáveis ​​recorrentes desde 2019. Os moradores frequentemente relatam um fedor descrito como “borracha queimada” ou “gordura oleosa”. Esses incômodos odores têm aumentado desde a primavera de 2025, e relatos sobre os incômodos são recebidos quase diariamente. O cheiro é particularmente perceptível nas primeiras horas da manhã, o que coloca um estresse adicional na situação dos moradores. O presidente da Câmara, Martin Georg Cohn, defendeu a tese de que se trata de um problema grave e, por isso, está a realizar investigações para apurar as causas.

Para descobrir as causas do cheiro, Cohn lançou um programa de emergência abrangente. As medidas incluem a utilização de equipamentos especiais; Um drone e um veículo de medição do corpo de bombeiros de Herrenberg foram contratados para realizar medições nas áreas afetadas. Em colaboração com um instituto especializado independente, são colhidas amostras de ar para obter dados mais precisos. Além disso, as informações do público são recolhidas e avaliadas através de um formulário central online, a fim de identificar potenciais perpetradores.

Impacto nos cidadãos

O incômodo odor persistente não afetou apenas a qualidade de vida das pessoas em Leonberg, mas também levantou questões importantes sobre os possíveis efeitos à saúde. A prefeitura enfatiza que os responsáveis ​​​​pelo incômodo dos odores devem arcar com os custos de todas as medições, análises e medidas de acompanhamento. Além disso, será criada uma equipe de “eventos extraordinários” para coletar e processar o ônus da prova.

Como parte das investigações, também são analisados ​​detalhadamente dados de vento e clima para identificar possíveis ligações com a formação de odores. A investigação centra-se particularmente nas fontes suspeitas na zona industrial da cidade, uma vez que aqui existe uma grande probabilidade de emissões industriais, que podem ser responsáveis ​​pelos cheiros desagradáveis.

Dimensões políticas

O prefeito Cohn, que não concorrerá a outro mandato em setembro de 2025, enfrenta algum tipo de pressão à medida que os cidadãos expressam cada vez mais insatisfação com a situação. A cidade está prestes a realizar as eleições para prefeito no dia 28 de setembro, o que aumenta ainda mais a urgência das medidas. As futuras decisões políticas devem agora centrar-se na resolução desta questão, a fim de restaurar a confiança do público.

A natureza sistemática e a intensidade destas investigações mostram que o tema está a ser levado a sério. A cidade de Leonberg é agora obrigada não só a analisar a situação, mas também a oferecer soluções concretas para melhorar a qualidade de vida dos residentes e eliminar a causa da contaminação.

Para obter informações atualizadas sobre os desenvolvimentos em Leonberg e as medidas contra os incômodos odores, os cidadãos interessados ​​podem visitar o relatório Dia 24 e Augsburger Allgemeine acompanhar.