Telefonema fraudulento: mulheres idosas do distrito de Böblingen perdem milhares de euros!
Um idoso de Holzgerlingen é vítima de uma ligação chocante e tem que pagar um depósito exorbitante. Polícia alerta sobre fraudadores.

Telefonema fraudulento: mulheres idosas do distrito de Böblingen perdem milhares de euros!
Em 11 de junho de 2025, duas mulheres no distrito de Böblingen foram vítimas de fraudadores inescrupulosos que se passaram por policiais por telefone. Uma idosa de 70 anos de Schönaich foi contactada por uma pessoa que ligou e alegou que a sua nora se envolveu num acidente de viação fatal. Para evitar a alegada prisão da filha, a idosa transferiu vários milhares de euros para uma conta estrangeira, como a [Stuttgarter News](https://www.stuttgarter-nachrichten.de/content.schockrufe-im-kreis-boeblingen-seniorin-ueberweist- Mil euros-an-betrueger.4c688dfd-a605-4e2a-a2eb-d852bdebc588.html) relatado.
Também no mesmo dia, uma senhora idosa de 75 anos de Holzgerlingen recebeu uma ligação semelhante. Aqui, os fraudadores se passaram por policiais e promotores e alegaram que seu filho havia causado um acidente fatal. Para evitar a prisão preventiva, exigiram uma fiança de 55 mil euros. Quando um suposto mensageiro do tribunal apareceu à porta para entregar a fiança, a idosa exigiu que a entrega fosse realizada na presença da polícia. O fraudador então deixou o local e a mulher prestou queixa.
O perigo das chamadas de choque
Este tipo de fraude, conhecida como “chamada de choque”, é um problema grave que ocorre repetidamente, como explicou a Polícia Criminal Federal (BKA) numa mensagem de alerta datada de 24 de maio de 2023. Os perpetradores muitas vezes se passam por parentes próximos ou instituições governamentais e pressionam as vítimas para que forneçam apoio financeiro, muitas vezes sob o pretexto de que estão necessitadas ou de que ocorreu um crime. Em casos extremos, são solicitados valores até 100.000 euros.
O BKA salienta que vários cúmplices muitas vezes trabalham juntos e os chamadores se revezam na conversa. Para ganhar confiança, eles costumam falar com voz chorosa. Além disso, aparecem coletas no local ou as vítimas são atraídas para locais de entrega. Para se proteger contra esta fraude, o BKA recomenda não responder às exigências, não revelar quaisquer dados pessoais e, em caso de dúvida, contactar familiares através de números de telefone conhecidos.
Medidas de prevenção e ofertas de ajuda
No caso de tal chamada, as pessoas afetadas devem entrar em contato imediatamente com a delegacia de polícia local. Além disso, o “WEISSER RING” oferece ajuda às vítimas deste tipo de fraude, que pode ser contactada através do número 116 006. O BKA e a polícia oferecem informações completas sobre prevenção nos seus websites.
Os incidentes no distrito de Böblingen devem ser entendidos como um alerta urgente. A polícia apela a todos os cidadãos para que estejam vigilantes e aconselha-os a agir rapidamente caso suspeitem de algo, para não se tornarem vítimas deste pérfido esquema.