Ameaça de onda de calor: as cidades de Baden-Württemberg estão sofrendo com o calor!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Böblingen foi reprovado na verificação de calor de 2025. As altas temperaturas e a impermeabilização das superfícies colocam em risco o bem-estar dos residentes.

Böblingen fällt im Hitze-Check 2025 durch. Hohe Temperaturen und Flächenversiegelung gefährden das Wohlbefinden der Bewohner.
Böblingen foi reprovado na verificação de calor de 2025. As altas temperaturas e a impermeabilização das superfícies colocam em risco o bem-estar dos residentes.

Ameaça de onda de calor: as cidades de Baden-Württemberg estão sofrendo com o calor!

Em 12 de junho de 2025, a Ajuda Ambiental Alemã (DUH) realizou a segunda verificação de calor nacional, que abrangeu as cidades de Baden-Württemberg. O relatório mostra resultados alarmantes em relação ao desenvolvimento de calor nas cidades alemãs. Mannheim, Ludwigsburg, Heilbronn e Rastatt são particularmente afetados, todos os quais receberam o “cartão vermelho”. Mannheim tem o pior desempenho do país, já que cerca de 88% dos 315 mil habitantes vivem em áreas expostas a altas temperaturas. A temperatura da superfície chega a mais de 38 graus nos meses de verão. Além disso, 56% da área de Mannheim está impermeabilizada, enquanto apenas 2% está coberta por árvores, sebes ou canteiros. Isto significa que o ar frio não consegue circular bem, o que agrava o problema do calor urbano.

Um total de onze cidades com mais de 50.000 habitantes em Baden-Württemberg receberam o cartão vermelho, incluindo Rastatt, Waiblingen, Karlsruhe, Offenburg, Böblingen, Freiburg, Konstanz e Heidelberg. Cidades como Stuttgart, Esslingen, Reutlingen, Sindelfingen, Pforzheim e Ulm estão no meio-campo inferior da classificação. O que é chocante é que nenhuma cidade da região recebe um “cartão verde” pela boa disponibilidade de espaços verdes e baixos níveis de impermeabilidade. O resultado da verificação de calor baseia-se em dados de satélite sobre impermeabilização de superfícies e espaços verdes num total de 190 cidades na Alemanha.

O papel da análise climática

O Instituto Estadual do Meio Ambiente de Baden-Württemberg (LUBW) realizou uma análise climática abrangente em todo o país, a fim de reunir informações relevantes para o planejamento sobre o calor. O mapa de aconselhamento de planejamento resultante para Baden-Württemberg mostra tanto áreas sob estresse térmico quanto fluxos de ar frio. As áreas coloridas particularmente em roxo neste mapa marcam áreas nas quais a temperatura média semanal de 21 °C é excedida em pelo menos seis semanas por ano. Isto contribui para um risco aumentado para as pessoas muito idosas (85+) de sofrerem consequências para a saúde devido ao calor.

Os fluxos de ar frio, por sua vez, são cruciais para o alívio térmico das áreas de assentamento. Com as alterações climáticas, espera-se que o número de regiões expostas ao calor intenso aumente. O mapa de aconselhamento de planeamento e os mapas de análise climática são instrumentos importantes para o futuro planeamento espacial em Baden-Württemberg, uma vez que se destinam a promover medidas eficazes para a adaptação climática.

Recomendações de redução de risco

O LUBW fornece recomendações para reduzir riscos em áreas particularmente sujeitas a estresse térmico. Isso inclui beber bastante água, permanecer em locais frescos, evitar esforços físicos e evitar a exposição direta ao sol. Estas medidas destinam-se a ajudar a minimizar os efeitos do calor na saúde da população.

Os resultados alarmantes da verificação do calor e as conclusões da análise climática ilustram a necessidade urgente de desenvolver estratégias eficazes para combater o calor urbano em Baden-Württemberg. [bo.de] relata as consequências da impermeabilização superficial não controlada, enquanto [klimaatlas-bw.de] fornece informações valiosas para o planejamento e adaptação aos desafios climáticos.