Alarme de água na piscina natural externa de Herrenberg: bactérias forçam seu fechamento!
A piscina natural exterior do Herrenberg está temporariamente fechada devido a problemas de bactérias. Amostras de água revelam Pseudomonas aeruginosa.

Alarme de água na piscina natural externa de Herrenberg: bactérias forçam seu fechamento!
A piscina natural exterior de Herrenberg permanece temporariamente fechada após a detecção da bactéria Pseudomonas aeruginosa na água. A descoberta foi determinada por uma amostra de água de um laboratório independente, que foi classificada como questionável. Esta é a mensagem da Stadtwerke Herrenberg, que também anunciou que o encerramento durará pelo menos até ao final da semana. Entretanto, os banhistas podem utilizar a piscina interior. O gerente municipal de serviços públicos, Steffen König, explicou que a segurança e a qualidade da água dos banhistas eram prioridade máxima. A qualidade da água é monitorizada em intervalos regulares e, em caso de pequenos desvios dos limites, considera-se o encerramento das piscinas para evitar quaisquer riscos para a saúde. Novas amostras serão colhidas na terça-feira, dia 27 de maio, após o que será tomada uma decisão sobre a possível reabertura da piscina. Herrenberg sofreu repetidamente de problemas bacterianos desde que a piscina natural exterior foi inaugurada em 2015, como evidenciado por repetidos encerramentos.
A piscina exterior teve de fechar várias vezes no verão de 2023, quatro vezes devido à contaminação pela bactéria E. Coli e uma vez por Pseudomonas aeruginosa. Suspeita-se que a contaminação tenha sido causada por galinhas-d'água, que estão tanto na água quanto nos gramados. Os excrementos dessas aves podem ter contaminado a água. Devido aos repetidos problemas, a prefeitura está considerando realocar as galinhas-d'água, que estão na Lista Vermelha de espécies de aves reprodutoras e classificadas como ameaçadas de extinção.
Antecedentes sobre questões de qualidade da água
O problema da qualidade da água nas piscinas é um tema muito difundido. A Agência Federal do Meio Ambiente informa que o cloro é utilizado como desinfetante no combate a patógenos em piscinas. No entanto, este produto químico pode reagir com contaminantes da água, formando subprodutos nocivos, como os trihalometanos (THM). Estas substâncias podem ter efeitos tóxicos e cancerígenos no corpo humano.
Outro problema é a purificação da água nas piscinas naturais exteriores, pois é feita sem cloro e utiliza sistemas de filtros biológicos. Os resultados de uma amostra de água colhida no dia 22 de maio mostraram que os limites foram ultrapassados em vários locais, embora a causa exata desta ultrapassagem ainda seja desconhecida. São necessárias medidas adicionais para proteger os banhistas dos riscos para a saúde durante os meses de verão.
O operador já havia substituído filtros no passado para eliminar problemas adicionais. As concessionárias municipais introduziram medidas para a temporada de 2024 que levaram a um verão sem problemas no ano passado. No entanto, as dificuldades actuais suscitam preocupações, uma vez que a administração municipal não promete uma solução rápida para os problemas existentes.
No geral, resta saber se as amostras de água fornecerão melhores resultados na próxima investigação e se a piscina natural exterior de Herrenberg poderá ser reaberta em breve. Neste momento, porém, continua claro que a saúde dos utilizadores é a principal prioridade.
Krzbb informa que as concessionárias municipais estão planejando limpar e controlar a água das piscinas e que todas as medidas serão tomadas levando em consideração a saúde dos banhistas. N-tv destaca que continuarão sendo coletadas amostras de água para investigar as causas do problema bacteriano. Finalmente lá Agência Federal do Meio Ambiente Informações sobre os perigos do cloro e as reações químicas associadas, que também podem levar à deterioração da qualidade da água.