Alarme de sarampo após festival: seis casos no distrito de Freyung-Grafenau!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Seis casos de sarampo no distrito de Freyung-Grafenau após o festival de Jandelsbrunn. Advertências de saúde e taxas de vacinação em foco.

Sechs Masernfälle im Landkreis Freyung-Grafenau nach Festival in Jandelsbrunn. Gesundheitswarnungen und Impfraten im Fokus.
Seis casos de sarampo no distrito de Freyung-Grafenau após o festival de Jandelsbrunn. Advertências de saúde e taxas de vacinação em foco.

Alarme de sarampo após festival: seis casos no distrito de Freyung-Grafenau!

Vários casos de sarampo ocorreram no distrito de Freyung-Grafenau, na Baviera, após um festival internacional em Jandelsbrunn. Seis pessoas foram infectadas após participarem do evento ou próximo a ele, no início de maio. Alto Jornal do sul da Alemanha São também conhecidos outros doze casos de sarampo na Polónia, Itália, República Checa e Inglaterra, que também estão ligados ao festival. O festival atraiu cerca de 400 visitantes de diversos países, o que incentivou a propagação da doença altamente contagiosa.

O primeiro caso de sarampo foi notificado pela Secretaria de Saúde de Freyung-Grafenau no final de maio. Outro caso ocorreu numa escola secundária em Freyung. Um colega de classe não vacinado teve que ficar em casa por três semanas por precaução. A taxa de vacinação contra o sarampo no distrito ronda os 60% das crianças nascidas em 2021 que foram vacinadas duas vezes até aos 24 meses de idade. Em comparação, a taxa de vacinação da Baviera é de quase 77% no geral. O distrito de Haßberge tem a maior taxa de vacinação da Baviera, quase 89%.

Alerta sobre o sarampo

O Departamento de Saúde Pública do Estado da Baviera alerta urgentemente sobre o sarampo como uma doença infecciosa muito contagiosa. A progressão pode resultar em sérios problemas de saúde, principalmente deficiência imunológica. Alto Destatis Crianças menores de cinco anos e adultos com mais de 20 anos estão particularmente em risco. As vacinas são uma forma eficaz de reduzir significativamente o risco de infecção.

Após um declínio nos casos de sarampo durante a pandemia de Covid-19, registou-se um aumento de casos em 2023. Mais de 127.350 casos de sarampo foram notificados na Europa em 2024, o número mais elevado em mais de 25 anos. Crianças com menos de cinco anos representaram 40% dos casos, enquanto um total de 79 casos de sarampo ocorreram na Alemanha em 2023, segundo a OMS.

Taxas de vacinação na comparação internacional

A taxa de vacinação para a segunda dose contra o sarampo na Alemanha é de 93%. Para prevenir de forma sustentável a propagação da doença, considera-se necessária uma taxa de vacinação de 95%. Em comparação com outros países da UE, a Hungria tem a taxa de vacinação mais elevada, com 99%, enquanto a Roménia tem a mais baixa, com 62%. Este último país também registou a maior incidência de casos de sarampo na UE, com 192,3 casos por 1 milhão de habitantes em 2023.

A situação actual realça a necessidade de levar a sério a vacinação e de educar sobre os perigos do sarampo para prevenir futuros surtos.