Alarme de sarampo na Alta Baviera: verifique urgentemente a proteção da saúde!
Alarme de sarampo na Alta Baviera: O departamento de saúde recomenda teste de proteção vacinal após várias infecções em escolas e festivais.

Alarme de sarampo na Alta Baviera: verifique urgentemente a proteção da saúde!
Na cidade de Waldkraiburg, na Alta Baviera, está actualmente a ser notificada uma infecção por sarampo numa escola secundária. Um aluno é considerado pessoa de contato e, portanto, fica em casa por enquanto. Os pais dos alunos afetados foram informados imediatamente para evitar que o vírus se espalhasse ainda mais. No entanto, rastrear os contactos é um desafio porque o princípio da área disciplinar torna difícil rastrear quem esteve em contacto com o aluno infectado. A secretaria de saúde já tomou as medidas necessárias e alerta que novos casos podem ser esperados na região.
Neste contexto, o Ministério da Saúde recomenda que a proteção vacinal contra o sarampo seja verificada com urgência. Uma vacinação dupla oferece proteção confiável, especialmente porque quase todo contato com o vírus sem vacinação leva à infecção. Caso apresente sintomas como febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas esbranquiçadas na boca, os afetados devem contactar o médico de família ou pediatra por telefone e não ir diretamente ao consultório. A erupção característica geralmente aparece alguns dias após os primeiros sintomas.
Crescentes casos de sarampo no distrito
Além do caso em Waldkraiburg, já houve seis casos confirmados de sarampo na Baixa Baviera após um festival em Jandelsbrunn. Os afetados participaram do festival ou tiveram contato com alguém que estava lá. O Muhldorf a. Pousada do Departamento de Saúde ressalta que as pessoas nascidas antes de 1970 têm probabilidade de ter imunidade contra uma doença anterior. A fim de proteger especialmente as pessoas mais jovens e não vacinadas da população, como os bebés no primeiro ano de vida, é necessário um elevado nível de imunidade coletiva.
A grande maioria dos casos é transmitida através de gotículas respiratórias. Muitas pessoas desconhecem o risco de infecção, o que promove a propagação do vírus e torna necessárias medidas de protecção urgentes. O Gabinete Estatal de Saúde e Segurança Alimentar da Baviera insta as pessoas a verificarem o seu estado de vacinação, a fim de evitar o regresso do sarampo na região.
O sarampo não só pode causar complicações graves de saúde, mas também pode enfraquecer o sistema imunológico. Em casos extremos, podem até ser fatais e não existe terapia antiviral específica para a doença. Portanto, a vacinação preventiva é de grande importância para proteger você e os outros.