Bomba aérea de 250 kg desativada perto de Böblingen – caos na A81!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 3 de julho de 2025, durante as obras de construção da A81 em Böblingen, foi descoberta uma bomba aérea de 250 kg da Segunda Guerra Mundial.

Am 3. Juli 2025 entdeckten Bauarbeiten an der A81 in Böblingen eine 250-kg-Fliegerbombe aus dem Zweiten Weltkrieg.
Em 3 de julho de 2025, durante as obras de construção da A81 em Böblingen, foi descoberta uma bomba aérea de 250 kg da Segunda Guerra Mundial.

Bomba aérea de 250 kg desativada perto de Böblingen – caos na A81!

Em 3 de julho de 2025, uma bomba aérea de 250 kg da Segunda Guerra Mundial foi descoberta em um canteiro de obras de uma rodovia na A81, perto de Böblingen/Sindelfingen. A polícia confirmou esta descoberta no mesmo dia na área do entroncamento Böblingen/Sindelfingen, após o que o serviço de eliminação de munições explosivas foi mobilizado para desarmar a bomba. A desativação ocorreu na tarde do mesmo dia e foram tomadas amplas medidas de segurança.

Antes da desativação, a área foi fiscalizada pelos bombeiros e proteção civil com auxílio de drones e finalmente liberada. A desativação exigiu a suspensão temporária do S-Bahn, do tráfego regional e de longa distância, bem como do tráfego urbano em Böblingen e Sindelfingen. Além disso, a Autobahn 81 e todas as vias de acesso foram fechadas para garantir a segurança dos moradores e dos serviços de emergência.

Medidas de evacuação

Em 4 de julho de 2025, foi estabelecida uma zona de evacuação com um raio de 400 metros ao redor do local onde a bomba foi encontrada. A medida afetou cerca de 500 pessoas, entre moradores locais, hóspedes de hotéis, moradores de um quartel e participantes de um evento próximo. Os edifícios afetados incluíram o Motor World e o quartel Wildermuth no campo de aviação de Böblingen. De acordo com a cidade de Böblingen, não havia perigo para os moradores ou para o trânsito até que fosse neutralizado.

A evacuação também incluiu parte da fábrica da Mercedes em Sindelfingen; No entanto, a produção de veículos permaneceu inalterada porque os edifícios afetados não faziam parte da área de produção. Todas as ruas num raio de 400 metros foram temporariamente fechadas ao tráfego de ônibus e automóveis. A A81 estava completamente fechada em ambos os sentidos nesta altura.

Desativação segura e retorno de residentes

O serviço de eliminação de munições explosivas conseguiu desarmar a bomba com segurança na noite de quinta-feira. Após a conclusão das medidas, as autoridades competentes começaram a levantar gradualmente a zona de segurança. Os residentes foram então autorizados a regressar aos seus edifícios e o tráfego foi gradualmente restaurado. Os encerramentos em Böblingen e Sindelfingen foram rapidamente levantados depois de terem sido neutralizados para que as operações normais pudessem ser retomadas.

Os acontecimentos em torno da bomba aérea ilustram a importância da cooperação entre a polícia, os bombeiros e a protecção civil para fazer face a tais ameaças inesperadas. As precauções de segurança abrangentes também demonstram o elevado nível de responsabilidade que os serviços de emergência assumem para proteger os cidadãos.