Festival de música em Ulm: ponte de luz e som sobre o Danúbio inspira!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Festival de Música Alemã 2025 em Ulm oferece concertos, competições e um espetáculo audiovisual espetacular sobre o Danúbio.

Das Deutsche Musikfest 2025 in Ulm bietet Konzerte, Wettbewerbe und eine spektakuläre audiovisuelle Show über der Donau.
O Festival de Música Alemã 2025 em Ulm oferece concertos, competições e um espetáculo audiovisual espetacular sobre o Danúbio.

Festival de música em Ulm: ponte de luz e som sobre o Danúbio inspira!

O Festival de Música Alemã começou em 29 de maio de 2025 em Ulm e Neu-Ulm e vai até 1º de junho. Cerca de 15.000 músicos de metais de 450 grupos de toda a Alemanha participam deste evento de grande escala. O lema do festival é: “A música constrói pontes!” Esta ideia reflecte-se também no programa especial de apoio, que é potenciado emocional e visualmente pelo projecto “Pontes Sonoras”. Estão previstos mais de 500 eventos, entre concertos de gala, concursos e concertos ao ar livre que reunirão amantes da música e interessados ​​pela música.

Hoje há uma produção audiovisual no programa que cria uma impressionante ponte de som e luz através do Danúbio. O show começa às 22h30. e se repete no mesmo horário amanhã. Este espetáculo único acontece na margem Neu-Ulm do Danúbio, na Edwin Scharff House e promete ser um destaque do festival, como relata deutsches-musikfest.de.

Iniciativas e desafios de sustentabilidade

Particularmente no que diz respeito à sustentabilidade, também acontecerão quatro eventos sob o título “Ondas Verdes” no âmbito do festival, que abordarão o tema da neutralidade climática. Um elemento importante aqui é o “Dia da Experiência de E-Mobilidade”, que será aberto pelo Ministro dos Transportes, Winfried Hermann, no Centro de Cultura e Congressos em Friedrichshafen e inclui uma palestra e um painel de discussão. Isto mostra que o Festival de Música Alemão não quer apenas proporcionar impulsos musicais, mas também sociais.

A discussão sobre a sustentabilidade dos festivais na Alemanha tornou-se mais importante nos últimos anos. Os festivais são frequentemente descritos como pequenas cidades temporárias que atraem grandes multidões. Isto resulta num grande número de emissões de CO2, particularmente devido à chegada e saída de visitantes. A “Iniciativa Música Verde” estabeleceu como objetivo reduzir estas emissões e promover uma indústria musical amiga do clima. Jacob Bilabel, da iniciativa, destaca que muitos festivais estão agora organizando múltiplos sistemas para a venda de bebidas e alimentos e buscando um design ecologicamente correto para enfrentar os desafios da proteção climática, como explica deutschlandfunkkultur.de.

No entanto, há também críticas de que algumas iniciativas são consideradas “greenwashing”, uma vez que muitos artistas e organizadores contribuem para o aquecimento global, apesar das suas mensagens ambientalmente conscientes, por exemplo, através de viagens aéreas. Uma solução abrangente e sustentável para este problema ainda está no futuro.

Uma despedida significativa

Além das festividades musicais, um funeral de Karla Spagerer também será realizado hoje no Waldfriedhof em Mannheim. A lenda do SV Waldhof Mannheim, de 95 anos, quase não perdeu nenhum jogo em casa do clube da terceira divisão até recentemente. Ela não foi apenas uma apaixonada defensora do futebol, mas também uma testemunha contemporânea comprometida que relatou a era nazista nas escolas e recebeu a Cruz do Mérito Federal em 2022. Sua morte representa uma grande perda para o clube e para a região.

No geral, o Festival de Música Alemão não oferece apenas uma plataforma para músicos e uma celebração da música, mas também um palco para questões sociais e memórias profundamente ancoradas na cultura.