Mühlhausen está florescendo: os cidadãos estão plantando o futuro da cidade!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Com a iniciativa de cidadania "Cidade Comestível", Mühlhausen promove o cultivo de plantas locais e projetos comunitários na cidade.

Mühlhausen fördert mit der Bürgerinitiative "Essbare Stadt" den Anbau lokaler Pflanzen und Gemeinschaftsprojekte in der Stadt.
Com a iniciativa de cidadania "Cidade Comestível", Mühlhausen promove o cultivo de plantas locais e projetos comunitários na cidade.

Mühlhausen está florescendo: os cidadãos estão plantando o futuro da cidade!

Mühlhausen, uma cidade com história e cultura, aposta no desenvolvimento sustentável e na participação dos cidadãos. No âmbito da iniciativa de cidadania “Cidade Comestível”, o movimento de jardinagem urbana está em ascensão, baseado no conceito de maior sucesso em Andernach. O primeiro projecto “Cidade Comestível” na Alemanha foi lançado em 2008, com os residentes a plantar activamente feijão, tomate e pés de fruta nas muralhas da cidade. Esta iniciativa não só ajudou a melhorar a qualidade de vida, mas também criou consciência sobre os alimentos locais. Katrin Bohn, da iniciativa de cidadania, sublinha que a concepção positiva dos espaços verdes é fundamental para o projecto e promove a coesão social MDR relatado.

A abordagem em Mühlhausen centra-se na utilização de terrenos baldios para o cultivo de plantas comestíveis. A cidade possui vários locais, incluindo o jardim da Igreja de São Pedro, onde se cultivam centeio, trigo sarraceno, aveia, cevada e milheto. Legumes como beterraba, acelga, alho e cominho preto também crescem em outros canteiros, como na igreja e na Kristanplatz. Diversas ervas como tomilho, sálvia, hortelã e erva-cidreira também encontram espaço em um disco de árvore no Museu de História Cultural. O objetivo da iniciativa de cidadania é inspirar os residentes locais a plantar plantas comestíveis e, assim, promover a comunidade.

Eventos e senso de comunidade

A iniciativa de cidadania está a planear vários eventos em Setembro nos quais a colheita será celebrada com festas comunitárias. Todos os interessados ​​estão calorosamente convidados a participar em dias de cuidados e regas. O “Dia do Jardim Aberto” já introduziu a colheita de ervas, onde os participantes puderam aprender a fazer chá, limonada e pesto com ervas frescas. Estas atividades não só ajudam a enraizar os cidadãos na sua paisagem urbana, mas também a fortalecer o sentido de comunidade dentro da cidade.

Inspirado na pesquisa histórica sobre a dieta medieval da região, o projeto em Mühlhausen inclui o cultivo de grãos antigos como cevada, aveia, milho-miúdo e trigo sarraceno. As escolas, em particular, podem beneficiar disto, uma vez que estão actualmente a dar maior ênfase aos mercados alimentares locais e a melhorar as refeições escolares. Mais informações sobre Andernach e a origem do projeto estão disponíveis on-line.

A iniciativa “Cidade Comestível” em Mühlhausen contribui assim ativamente para promover a sustentabilidade urbana e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, contando com a participação ativa e o entusiasmo dos residentes locais. A antecipação dos eventos previstos para setembro, que celebrarão os frutos do compromisso comunitário, já é perceptível.