Corpo de bombeiros luta contra fumaça densa de contêineres de lixo em Bad Cannstatt
Um incêndio em um contêiner de lixo em Bad Cannstatt em 27 de maio de 2025 gerou muita fumaça e operações de bombeiros.

Corpo de bombeiros luta contra fumaça densa de contêineres de lixo em Bad Cannstatt
Em 27 de maio de 2025, o corpo de bombeiros de Stuttgart foi alertado por volta das 15h30. depois que uma fumaça espessa foi relatada vindo de um contêiner de lixo. O contêiner estava em um caminhão cujo motorista havia despejado o depósito fumegante em local seguro. Os bombeiros conseguiram controlar rapidamente o fogo dentro do contêiner, e às 16h00. eles relataram “fogo apagado”. A Hofener Straße, perto do Lidl, foi completamente fechada durante a operação, o que levou a atrasos no trânsito na área. Até o momento, nenhuma informação sobre a causa do incêndio é conhecida, conforme relatado por [Stuttgarter Nachrichten](https://www.stuttgarter-nachrichten.de/content.stuttgart-bad-cannstatt- Dicher-rauch-dringt-aus-muellcontainer-feuerwehr-rueckt-an.25d39568-0968-4b0b-9966-8c7f84abfec0.html).
No entanto, a operação em Bad Cannstatt não foi o único incidente daquele dia. Outro desenvolvimento alarmante de fumaça ocorreu por volta das 17h. nas instalações de uma empresa de reciclagem em Stuttgart-Hedelfingen. Como informou o site Feuerwehr.de, quando o primeiro carro de bombeiros chegou, foram encontrados cerca de 600 metros cúbicos de resíduos de queima, o que significava que o fogo ameaçava se espalhar para outras áreas. Cerca de 100 bombeiros usaram cinco tubos de extinção e um canhão de água da escada giratória para combater o incêndio.
Trabalho difícil de extinção e proteção civil
Devido à grande necessidade de água, dois grandes carros de bombeiros foram usados antes que o abastecimento de água da bacia do porto pudesse ser estabelecido. No início da operação, foram ouvidos ruídos de batidas provocados por latas de spray aquecidas. Por causa da forte fumaça que se espalhava pelo chão, os moradores de Hedelfingen foram instruídos a manter as janelas e portas fechadas. Felizmente, as medições do ar realizadas pelos bombeiros não revelaram quaisquer níveis perigosos no ar ambiente. O alerta à população foi levantado por volta das 20h.
Os trabalhos de extinção prolongaram-se até tarde da noite e o incêndio foi controlado por volta das 18h15. A unidade de drones do corpo de bombeiros de Stuttgart foi usada para coordenar o trabalho de extinção e identificar brasas usando uma câmera de imagem térmica. Vários quartéis de bombeiros da cidade estiveram envolvidos nas operações. Além disso, uma pessoa foi resgatada de um apartamento cheio de fumaça em Stuttgart-Süd.
Estatísticas atuais em proteção contra incêndio
Estes incidentes lançam luz sobre a necessidade de melhorar as medidas de segurança contra incêndios. De acordo com uma visão geral de FeuerTrutz, não existem estatísticas de incêndios abrangentes e uniformes na Alemanha, embora a criação de dados precisos possa dar uma contribuição decisiva para melhorar a proteção contra incêndios. Atualizar e complementar regularmente as estatísticas existentes é de grande importância para poder responder adequadamente à evolução atual.
No geral, Estugarda foi poupada de ferimentos graves ou mortes em resultado das operações mencionadas. A investigação sobre a causa do incêndio e a extensão dos danos na zona portuária está actualmente em curso, e os diversos serviços de emergência dos bombeiros, serviço de salvamento, polícia e polícia da água continuam a trabalhar intensamente para estabilizar a situação.