25 anos de Waldbahn: Welzheim apoia a associação com paixão!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A associação de apoio Welzheimer Bahn comemora 25 anos e luta pelo renascimento da Ferrovia Florestal da Suábia em Wieslauftal.

Der Förderverein Welzheimer Bahn feiert 25 Jahre und kämpft für die Wiederbelebung der Schwäbischen Waldbahn im Wieslauftal.
A associação de apoio Welzheimer Bahn comemora 25 anos e luta pelo renascimento da Ferrovia Florestal da Suábia em Wieslauftal.

25 anos de Waldbahn: Welzheim apoia a associação com paixão!

Desde a sua fundação em 17 de março de 2000, há cerca de 25 anos, a Welzheimer Bahn Association tem lutado incansavelmente pelo renascimento da Ferrovia Florestal da Suábia no pitoresco Wieslauftal. Os membros voluntários trabalham para atingir o seu objetivo com muita paixão e compromisso e não desanimam com contratempos e obstáculos burocráticos. Estas iniciativas e a paixão pela linha férrea são o que sustentam o clube até hoje, relata ZVW.

A história da Wieslauftalbahn remonta a 1890. A construção da linha pretendia originalmente abrir a região de Welzheim, mas devido às condições económicas desfavoráveis ​​o projecto foi inicialmente rejeitado. Um pedido para examinar a construção da ferrovia foi apresentado pelas comunidades de Schorndorf, Rudersberg, Backnang e Plochingen já em 1874, mas a Direção Geral das Ferrovias Estatais Reais de Württemberg rejeitou a proposta em 1890. Seis anos depois, a rota de Schorndorf via Rudersberg a Welzheim finalmente prevaleceu, o que resultou em obras de construção a partir de 1907, conforme informações de Wikipédia presente.

O desenvolvimento da Wieslauftalbahn

A rota foi inaugurada em 28 de novembro de 1908 para Rudersberg e em 25 de novembro de 1911 para Welzheim. Inicialmente, até cinco pares de trens circulavam diariamente, tornando a Wieslauftalbahn a ferrovia de adesão mais íngreme de Württemberg. Após a Primeira Guerra Mundial, a linha tornou-se propriedade da Deutsche Reichsbahn, mas não houve boom económico na região. Um trem de excursão foi oferecido entre Stuttgart e Welzheim já na década de 1920, mas teve que ser descontinuado posteriormente devido ao declínio do número de passageiros.

A cessação dos serviços ferroviários atingiu o seu clímax em 1970 com a mudança para serviços de substituição de autocarros. Mas a reativação veio gradualmente: em 1992, a Verkehrsverband Wieslauftalbahn (ZVVW) foi fundada para garantir a continuação do tráfego ferroviário. Nos anos que se seguiram, a rota pôde continuar a ser operada pela associação de transportes com o apoio das Ferrovias Federais Alemãs e do estado de Baden-Württemberg.

Desenvolvimentos e desafios atuais

A linha entre Schorndorf e Rudersberg voltará a funcionar em 2025, depois de ter sido gravemente afetada pelos danos causados ​​pelas inundações em 2024. Estes danos ascenderam a mais de 10 milhões de euros. A histórica ferrovia DBK está agora operando novamente serviços turísticos entre Schorndorf e Welzheim, com uma operação de museu na rota entre Oberndorf e Welzheim planejada para 2026.

No entanto, o desafio continua a ser grande: a reconstrução e manutenção das infraestruturas exige muito empenho dos membros da associação de apoio e de todos os apoiantes que ainda estão unidos por um amor comum pela linha férrea. Apesar de todos os contratempos, o empenho incansável dos voluntários e a diversidade de desenvolvimentos históricos e atuais dão esperança de que a Ferrovia Florestal da Suábia no Wieslauftal se tornará em breve novamente uma parte central da rede de transporte regional.