Declínio rápido dos conversíveis no distrito de Böblingen: o que está por trás disso?
O declínio nos registos de descapotáveis no distrito de Böblingen, números atuais e tendências para veículos com tração integral na Alemanha.

Declínio rápido dos conversíveis no distrito de Böblingen: o que está por trás disso?
O número de conversíveis na Alemanha sofreu um declínio notável nos últimos anos. De acordo com a Autoridade Federal de Transporte Automóvel, apenas 2,18 milhões de conversíveis estão atualmente registrados em toda a Alemanha. Parte desta evolução negativa também se reflecte no distrito de Böblingen, onde o número de descapotáveis caiu 54 entre 2024 e 2025, para um total de 15.085. Isto corresponde a uma quota de 5,68 por cento da frota automóvel do distrito, o que o coloca no 36º lugar entre 399 cidades e distritos numa comparação nacional. Isto é relatado pelo Jornal de Estugarda.
Avançando, pode-se observar que as frotas de veículos com tração nas quatro rodas aumentaram no mesmo período. Existem agora 49.212 veículos com tração nas quatro rodas matriculados no distrito de Böblingen, o que significa um aumento de 3.028 veículos em relação ao ano anterior. Os veículos com tração nas quatro rodas representam agora 18,53% da população automobilística do distrito. Em toda a Alemanha, o número de veículos com tração integral é de 7,04 milhões, o que corresponde a um crescimento de 3,98 por cento. O distrito de Freyung-Grafenau lidera aqui com uma participação de 29,79% dos veículos com tração nas quatro rodas.
Vendas de conversíveis sob pressão
O declínio nos registos convertíveis é percebido como parte de uma tendência mais ampla. Alto dacabrio.com Apenas 40.984 novos conversíveis foram registrados na Alemanha em 2024, enquanto há cinco anos havia mais de 70.000 e há 15 anos até mais de 100.000. O mercado também está a ser influenciado por uma mudança no inventário de veículos, uma vez que muitos grandes fabricantes, incluindo a VW, reduziram as suas ofertas de descapotáveis. A VW planeja não oferecer mais um conversível em sua linha até 2025.
A mudança nas compras para SUVs e veículos elétricos está a colocar pressão adicional sobre os registos de descapotáveis. Um porta-voz da Associação da Indústria de Veículos Automotores de Stuttgart disse que os SUVs em particular, que são frequentemente chamados de “veículos esportivos e versáteis”, estão em alta demanda. Esses veículos não só oferecem mais espaço, mas também inúmeros recursos de segurança que são altamente valorizados por muitos motoristas.
Desenvolvimentos de mercado e futuro do mercado conversível
No contexto da actual evolução do mercado, as estatísticas sobre os grupos de modelos mais populares também são de interesse. De acordo com as estatísticas de vendas para 2024, os seguintes modelos dominam o segmento conversível:
- VW T-Roc: 7.718 Fahrzeuge
- Mini Cooper: 4.689 Fahrzeuge
- Porsche 911: 4.559 Fahrzeuge
- BMW 4er: 3.807 Fahrzeuge
- Audi A5: 3.741 Fahrzeuge
- BMW Z4: 3.173 Fahrzeuge
- Mercedes-Benz CLE: 2.817 Fahrzeuge
- Mazda MX-5: 1.617 Fahrzeuge
- Porsche Boxster: 1.408 Fahrzeuge
- Mercedes-Benz SL: 1.045 Fahrzeuge
O Jornal de Estugarda e outras fontes relatam que a pressão sobre o mercado convertível está a ser aumentada por exigências políticas, como as da Ajuda Ambiental Alemã (DUH). Isto exige a proibição de SUVs e picapes de grandes dimensões nos centros das cidades e critica o atual governo federal por continuar a promover SUVs de grande porte. Estes desenvolvimentos mostram que o futuro do mercado de conversíveis permanece incerto e depende de vários fatores, incluindo mudanças nas preferências dos clientes e regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas.