Montanha de escombros perto de Blatten: perigo a 100 metros – aldeia de montanha no caos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um enorme deslizamento de terra ocorreu na aldeia montanhosa de Blatten, na Suíça, devastando a aldeia. Especialistas alertam para outros perigos.

Im Bergdorf Blatten, Schweiz, hat ein massiver Bergsturz stattgefunden, der das Dorf verwüstet. Experten warnen vor weiteren Gefahren.
Um enorme deslizamento de terra ocorreu na aldeia montanhosa de Blatten, na Suíça, devastando a aldeia. Especialistas alertam para outros perigos.

Montanha de escombros perto de Blatten: perigo a 100 metros – aldeia de montanha no caos!

Na aldeia montanhosa soterrada de Blatten, na Suíça, a situação é preocupante. A montanha de entulho, criada a partir dos restos da demolição quase completa da geleira Birch, às vezes atinge alturas de até 100 metros. O anúncio foi feito em 2 de junho de 2025 por geólogos do cantão de Valais, incluindo Raphael Mayoraz, que avaliou a situação após um primeiro pouso direto na montanha de escombros.

O trabalho de limpeza na área do desastre está a revelar-se extremamente perigoso. O material da montanha de detritos está atualmente estável, mas pode tornar-se instável como resultado das mudanças de temperatura e do derretimento do gelo glacial, que representa um terço do total de nove milhões de metros cúbicos de detritos. O colapso da geleira ocorreu na última quarta-feira, resultando em um enorme deslizamento de terra com enormes depósitos de gelo e detritos. Existe o perigo de multidões ficarem em perigo em caso de colapso.

Construindo a situação de desastre

A maior parte da aldeia de Blatten está agora soterrada pelos escombros e os danos são extensos. O Lonza, rio da região, foi bloqueado pelo material recém-formado, resultando na formação de um lago. Esta acumulação de água representa um risco de inundações e fluxos de detritos, especialmente se a água represada transbordar. Esta informação também foi publicada recentemente pelo Jornal Valais confirmado.

Uma pessoa está desaparecida, o que aumenta ainda mais as preocupações dos familiares e dos serviços de emergência. O exército e a defesa civil estão no local para avaliar a situação e mobilizar recursos. O público é instado a seguir as instruções das autoridades e evitar a área afetada. O órgão de gestão cantonal (KFO) analisa continuamente a situação e planeia utilizar todos os meios disponíveis para apoiar as pessoas afetadas.

Gestão de crises na região

A estrada cantonal de Goppenstein em direção a Blatten permanece fechada por enquanto para garantir a segurança dos residentes e dos serviços de emergência. De acordo com relatórios anteriores, também existem instabilidades significativas no Kleiner Nesthorn, que contém várias centenas de milhares de metros cúbicos de rocha instável. Os fluxos de detritos são possíveis tanto em ambos os lados do vale como dentro do depósito, tornando um desafio futuras intervenções que actualmente são impossíveis.

Já foram mobilizados recursos adicionais, incluindo bombas, veículos de limpeza e torres de iluminação, para melhor gerir a situação. Essas operações contam com o apoio da defesa civil e de escritórios especializados de engenharia, que disponibilizam sua expertise para minimizar os riscos. As gravações das câmeras que monitoram 24 horas por dia a área ao redor da pilha de entulhos e o reservatório atrás dela têm como objetivo apoiar as autoridades no monitoramento contínuo. Até ao momento, não foram identificadas fissuras ou colapsos importantes, o que representa um pequeno raio de esperança nesta situação de crise.

Em resumo, a situação em Blatten é caracterizada por incerteza e perigos potenciais. Peritos e especialistas estão trabalhando intensamente para controlar a situação e proteger da melhor forma possível os moradores afetados. Os próximos dias serão cruciais para determinar como a situação evoluirá e se serão necessárias novas medidas.