Trem expresso Mannheim-Stuttgart aberto novamente: finalmente na estrada novamente!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A linha ferroviária de alta velocidade Mannheim-Estugarda estará aberta novamente a partir de 5 de junho de 2025, após obras de renovação. Os viajantes se beneficiam de tempos de viagem reduzidos.

Die Schnellbahnstrecke Mannheim-Stuttgart ist ab 5. Juni 2025 nach Sanierungsarbeiten wieder frei. Reisende profitieren von verkürzten Fahrzeiten.
A linha ferroviária de alta velocidade Mannheim-Estugarda estará aberta novamente a partir de 5 de junho de 2025, após obras de renovação. Os viajantes se beneficiam de tempos de viagem reduzidos.

Trem expresso Mannheim-Stuttgart aberto novamente: finalmente na estrada novamente!

A linha de trânsito rápido entre Mannheim e Estugarda voltará a funcionar a partir de sexta-feira, 5 de junho de 2025. Após um encerramento que durou várias semanas desde a Páscoa, as obras de renovação necessárias no Túnel Freudenstein foram concluídas conforme planeado. Estas foram necessárias devido a problemas geológicos no túnel, que atravessa rochas contendo anidrita, que se expandiu sob a influência da água e causou fissuras na carcaça do túnel. A Deutsche Bahn instalou redes de arame com um comprimento de 1.000 metros no teto do túnel para garantir a estabilidade. Os custos da renovação ascendem a cerca de 7,5 milhões de euros.

Durante as sete semanas, dezenas de milhares de viajantes foram afectados por tempos de viagem mais longos e cancelamentos de comboios. Os trens de longa distância, locais e de carga tiveram que ser redirecionados, o que afetou inúmeras conexões. No entanto, a associação de passageiros Pro Bahn observou que não houve reclamações sobre o encerramento. A rota restaurada permite que os viajantes cheguem de Stuttgart ao Aeroporto de Frankfurt em apenas 1 hora e 17 minutos.

Detalhes sobre a obra de reforma

As obras de renovação do Túnel Freudenstein começaram em 17 de abril de 2025 e incluíram diversas medidas para garantir a segurança do percurso. O túnel tem 6.800 metros de comprimento e é o túnel mais longo da linha de alta velocidade de 99 quilômetros. Para combater o problema da entrada de água, foram construídas duas anteparas transversais adicionais para interromper a entrada de água sob o piso do túnel, e foram instaladas bombas para evitar a expansão da rocha. Estas medidas foram realizadas 24 horas por dia, em três turnos, de forma a concluir os trabalhos o mais rapidamente possível.

A Deutsche Bahn já havia anunciado, como parte da renovação, que vários trens teriam de ser redirecionados. Isto afecta particularmente as ligações ICE entre Mannheim e Estugarda. Por exemplo, a linha 11 do ICE será redirecionada, mas também terá uma parada em Günzburg, prolongando o tempo de viagem em cerca de 40 minutos. A linha ICE 22 também terminará apenas em Mannheim Hbf, já que o trecho para Stuttgart foi omitido. Outras ligações, como a linha ICE 224/225, também têm de esperar tempos de viagem mais longos, de até 40 minutos, e circulam apenas parcialmente entre Estugarda e Amesterdão.

Impacto no tráfego

Os efeitos destas obras de renovação no transporte de longa distância são visíveis. Os viajantes na rota de Karlsruhe para Estugarda e de Darmstadt ou Heidelberg para Estugarda também devem esperar desvios e tempos de viagem prolongados. A linha IC/ICE 60 está sendo redirecionada e alguns trens foram cancelados. Os ajustes no transporte local, inclusive nas linhas MEX 17c e MEX 17a, levam a ajustes no tempo de viagem e, em alguns casos, cancelamentos. No entanto, a rota agora reaberta pretende ajudar a estabilizar as operações o mais rápido possível. Os horários ajustados estão disponíveis nos sistemas de informação e reservas da Deutsche Bahn.

Com a reabertura da linha de trânsito rápido Mannheim-Estugarda, o tráfego entre as duas cidades e além delas será mais uma vez garantido em alto nível. As medidas de renovação foram necessárias para garantir um transporte seguro e fiável aos viajantes no futuro. Mais informações sobre a obra e seus efeitos podem ser encontradas no site ZVW e o Ferrovias alemãs ser lido.