Fuchshofschule em Schorndorf: Prêmio Inovação para Renovação Sustentável!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Schorndorf recebe prêmio de inovação pela Fuchshofschule: Prêmio para renovação e eficiência energética de monumentos.

Schorndorf erhält Innovationspreis für die Fuchshofschule: Auszeichnung für Sanierung und Energieeffizienz von Denkmalen.
Schorndorf recebe prêmio de inovação pela Fuchshofschule: Prêmio para renovação e eficiência energética de monumentos.

Fuchshofschule em Schorndorf: Prêmio Inovação para Renovação Sustentável!

A Fuchshofschule em Schorndorf recebeu o prêmio de inovação “Monumento – Energia – Futuro” do estado de Baden-Württemberg. Esta homenagem é um passo significativo na renovação energeticamente eficiente de edifícios históricos que combinam a proteção de monumentos e conceitos energéticos modernos. Isto reconhece o compromisso da escola em renovar integralmente os cinco pavilhões, que estão em funcionamento desde 1963 e tombados desde 2018. Com o prêmio, a escola espera aumentar ainda mais a conscientização sobre soluções sustentáveis ​​na educação e na arquitetura. Como relata Stuttgarter Nachrichten, o primeiro pavilhão - conhecido como pavilhão branco - já foi reformado com sucesso e está sendo usado como sala de aula desde setembro de 2024. A necessidade de energia deste pavilhão foi reduzida em 50 por cento.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 7 de julho de 2025 no Phönix Hall em Stuttgart. A Ministra Nicole Razavi anunciou os vencedores e sublinhou a importância de soluções energéticas inovadoras para monumentos culturais. Foram inscritos um total de 28 projetos, sendo que dez projetos, incluindo a Fuchshofschule, foram premiados. O prémio para os vencedores do prémio principal é de 12.500 euros cada, enquanto os restantes vencedores recebem 8.000 euros. Isto significa que será disponibilizado um prémio monetário total de 100.000 euros para promover ativamente a melhoria energética dos monumentos culturais, como pode ser lido em baden-wuerttemberg.de.

Visão geral dos vencedores do prêmio

Os prémios de inovação não foram atribuídos apenas à Fuchshofschule. Outros grandes vencedores de prêmios incluem:

  • Freiburg im Breisgau: Stubenareal mit umfassender Sanierung und Nutzung erneuerbarer Energien.
  • Karlsdorf-Neuthard: Zehntscheuer mit Integration von Geothermie.
  • Tübingen-Bebenhausen: Klosterscheune, die als Wohnhaus mit einem hohen Energiestandard umgebaut wird.

Seis outros projetos também receberam prêmios, incluindo os de Altlußheim, Deggenhausertal-Urnau, Konstanz, Tettnang e Waldorfhäslach-Waldorf. Cada um desses projetos mostra como os edifícios históricos podem ser revitalizados usando tecnologias e conceitos modernos, a fim de atender às demandas futuras e, ao mesmo tempo, manter a proteção do monumento, de acordo com mlw.baden-wuerttemberg.de.

A Fuchshofschule planeia renovar os pavilhões restantes individualmente a cada dois anos até 2032. Estas medidas contínuas sublinham o compromisso da escola não só em melhorar a eficiência energética, mas também em tratar o tecido histórico do edifício de forma responsável.