Culto festivo de Corpus Christi: bênçãos e tradição em Großbottwar!
Saiba tudo sobre o serviço religioso de Corpus Christi em Großbottwar no dia 19 de junho de 2025 no parque do Castelo Schaubeck.

Culto festivo de Corpus Christi: bênçãos e tradição em Großbottwar!
No dia 19 de junho de 2025, um serviço comemorativo de Corpus Christi acontecerá em Großbottwar. A missa, que começa às 10h00 no parque do Castelo Schaubeck, é organizada pela paróquia católica de Großbottwar em colaboração com as comunidades vizinhas de Oberstefeld, Beilstein e St. No meio das árvores centenárias, o foco será o tema da Ceia do Senhor. A congregação planeja levar Cristo no pão sagrado em um ostensório pelo parque, simbolizando a presença física de Jesus.
Corpus Christi é uma solenidade do ano da Igreja Católica Romana, também conhecida como Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. É comemorado no 60º dia após o Domingo de Páscoa e, portanto, sempre entre 21 de maio e 24 de junho. Na Alemanha, Corpus Christi é feriado em vários estados federais, incluindo Baden-Württemberg e Baviera. Em outros estados federais, os trabalhadores católicos têm direito a folgas não remuneradas, enquanto as crianças das escolas católicas podem ser dispensadas das aulas. [Vivat] relata que Corpus Christi representa uma importante comemoração da última ceia de Jesus e da instituição da Eucaristia.
Tradições e costumes
Um elemento central das celebrações são as procissões nas quais os fiéis se reúnem para venerar o corpo de Cristo em forma de pão. A primeira procissão de Corpus Christi aconteceu em Colônia em 1279 e desde então faz parte integrante desta festa. Nestas procissões o sacerdote transporta pelas ruas a ostensório contendo o Santíssimo Sacramento, muitas vezes acompanhado de música e orações. A procissão irá parar em quatro estações e os altares serão decorados com flores; Em alguns casos, são colocados tapetes florais artísticos desenhados por membros da comunidade para homenagear os altares.
Jesus, que é o pão vivo que veio do céu, fala à multidão e enfatiza a importância da partilha do seu corpo e do seu sangue para a vida eterna. Ele explica que o pão que dá é diferente daquele que os pais comeram desde que morreram. Qualquer pessoa que comer este pão viverá para sempre [Katholisch.at] relata que isso está profundamente enraizado em Corpus Christi e une os crentes em gratidão e comunidade.
A concepção do serviço festivo do dia 19 de junho em Großbottwar celebrará a herança espiritual da Igreja Católica e ao mesmo tempo fortalecerá a solidariedade dos fiéis da comunidade. Os preparativos para isso já estão em andamento, levando em conta a tradição secular que envolve Corpus Christi. Ao reunir diversos membros da comunidade, é promovido um sentido de comunidade e coesão que vai além de meras celebrações.