Placas desejadas em Gmünd: Como garantir os cobiçados números!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Christian Baron, prefeito de Schwäbisch Gmünd, garante a desejada placa. 2731 matrículas GD disponíveis.

Christian Baron, Bürgermeister von Schwäbisch Gmünd, sichert sich ein Wunschkennzeichen. 2731 GD-Nummernschilder verfügbar.
Christian Baron, prefeito de Schwäbisch Gmünd, garante a desejada placa. 2731 matrículas GD disponíveis.

Placas desejadas em Gmünd: Como garantir os cobiçados números!

Em 9 de junho de 2025, Christian Baron, o primeiro prefeito de Schwäbisch Gmünd, aproveitou a oportunidade para reservar uma cobiçada placa (GD-CB 1). A placa GD foi introduzida em fevereiro de 2013, depois de não estar mais disponível desde a fundação do Ostalbkreis em 1973, no ano anterior. Na época, Baron era vereador da CDU e chefe de saúde, ordem e trânsito no distrito de Esslingen e agora garantiu sua matrícula pessoal.

As placas são concedidas por ordem de chegada. Os interessados ​​​​podem atualmente reservar uma das 2.731 placas GD com numeração ainda disponível. No entanto, importa referir que a matrícula pretendida com número de um dígito só pode ser solicitada por telefone ou pessoalmente, não online. Para tal matrícula são cobradas taxas de 10,20 euros mais 2,60 euros pela reserva, num total de 12,80 euros.

Reserva e disponibilidade

As placas pessoais, muitas vezes baseadas em abreviações de nomes ou datas significativas, são particularmente procuradas. Desde a reintrodução da placa GD em 2013, um total de 65.900 veículos foram registrados com placas GD, que é a situação atual em 31 de março de 2025. Uma regulamentação federal teve que ser alterada para tornar a reintrodução possível.

Os interessados ​​também devem saber que na Alemanha existem combinações como HJ, KZ, NS, SA e SS, que são ilegais. Algumas combinações de letras também são reservadas para grupos especiais de usuários, como empresas de transporte ou empresas municipais. Nestes casos, o registo automóvel oferece aconselhamento abrangente e também pode ajudar na reserva de matrículas sujeitas a restrições especiais.

Reserva de matrícula na Alemanha

O período de reserva de matrículas é de 60 a 90 dias na maioria das regiões. No entanto, existem exceções; Strausberg em Brandemburgo permite reservas de até 365 dias. Em cidades como Colônia o prazo é de 90 dias, com destaque para os recordistas negativos de Meißen (10 dias), Siegburg (14 dias) e Mannheim (1 mês).

É importante que um número reservado não garanta a atribuição da matrícula, pois é uma cortesia dos respetivos municípios ou distritos. A atribuição é efectuada de acordo com o disposto na Lei de Trânsito Rodoviário e na Portaria de Registo de Veículos. Para registar um veículo deverá trazer consigo a confirmação da reserva, bem como no momento da encomenda de um serviço de registo.

Qualquer pessoa que deseje reservar uma placa desejada em Schwäbisch Gmünd ou em outro lugar deve estar bem informado e tomar todas as medidas necessárias em tempo hábil para garantir sua placa pessoal.

Para mais informações sobre as placas desejadas e sua reserva, visite o site oficial do cartório de registro de veículos em Postagem diária de Gmünder e escritório de admissão.de.