Marca tradicional Herzog pede falência – o que acontece a seguir?
Herzog GmbH de Kirchheim am Neckar declara falência. Os motivos são a pandemia corona e o aumento dos custos. A renovação está em andamento.

Marca tradicional Herzog pede falência – o que acontece a seguir?
A Herzog GmbH & Co. KG, fabricante tradicional de toldos para caravanas e casas móveis, entrou com pedido de falência. A empresa, com sede em Kirchheim am Neckar, emprega atualmente cerca de 60 pessoas e é conhecida pelo seu equipamento de campismo de alta qualidade. A empresa foi fundada em 1902 por Friedrich Herzog, que originalmente produzia mantas e mochilas para cavalos. Ao longo dos anos, a Herzog tornou-se um dos principais fornecedores europeus neste segmento e fornece clientes em toda a Europa. A área de produção da empresa abrange mais de 16 mil metros quadrados, onde se realizam toldos, equipamentos de campismo e trekking, bem como o comércio de caravanas e autocaravanas.
Como relata Ruhr24, o diretor administrativo Erich Eugen Herzog cita as consequências econômicas contínuas da pandemia corona e aumento dos preços das matérias-primas Principais motivos da falência. Durante os confinamentos, muitos clientes não puderam viajar, o que levou a uma queda significativa nas vendas. Além disso, as crises geopolíticas e a escassez de materiais na sequência da pandemia fizeram com que os custos continuassem a aumentar, colocando pressão adicional sobre a posição financeira da empresa.
Renovação em foco
Apesar do pedido de falência, as operações comerciais continuam funcionando. A produção e as vendas não são interrompidas e os clientes ainda podem fazer pedidos através da loja online da empresa. De acordo com T-Online, o objetivo da insolvência é principalmente reestruturar e reorientar a empresa. Holger Blümle, do escritório de advocacia Schultze & Braun, foi nomeado administrador de insolvência e está atualmente examinando várias opções de reestruturação. As discussões iniciais com potenciais investidores já demonstram certo interesse em participar.
Os salários dos empregados são garantidos pelo dinheiro da insolvência para os próximos três meses, o que oferece um certo grau de estabilidade durante esta fase difícil. A empresa deseja manter a força de trabalho existente e se esforça para alcançar uma orientação preparada para o futuro. Além do administrador de insolvência, a gestão também recebe apoio de consultores da consultoria de gestão “Das Werk”.
O desafio que Herzog inicialmente tem de superar diz respeito à adaptação a um mercado em mudança. Embora a popularidade do sector do campismo tenha aumentado nos últimos anos, as condições económicas e o custo dos materiais continuam críticos. O sucesso dos inúmeros produtos “made in Germany” será crucial para manter a tradição e a qualidade da marca Herzog.
Nas próximas semanas, será crucial ver como vão as negociações com os investidores e quais estratégias de realinhamento serão escolhidas para conduzir a empresa de forma estável neste momento desafiador e protegê-la no longo prazo.