Extração de água no distrito de Ludwigsburg: Proibição devido à seca!
Freiberg am Neckar enfrenta a proibição de captar água de riachos e lagos devido à seca extrema.

Extração de água no distrito de Ludwigsburg: Proibição devido à seca!
Tendo em conta a seca em curso, o escritório distrital de Ludwigsburg emitiu hoje uma proibição de captação de água de corpos de água superficiais, como riachos, rios e lagos. Esta decisão, anunciada na sexta-feira, representa uma medida drástica para proteger a ecologia aquática da região e faz parte dos esforços para combater os efeitos devastadores da escassez de água que atualmente assola Baden-Württemberg. As licenças existentes que são temporariamente revogadas também são afetadas.
O Administrador Distrital, Dietmar Allgaier, apelou urgentemente aos cidadãos para que respeitem a nova proibição. As exceções aplicam-se apenas a centrais hidroelétricas e bombas de calor que devolvem água após utilização. Além disso, o Neckar, o Grünelbach da estação de tratamento de esgoto de Eglosheim e o reservatório de Mühlbach estão excluídos dos regulamentos. Existem regulamentos especiais para Heiligenbergsee e Hohenhaslacher See.
Condições climáticas extremas estão prolongando a seca
Estas medidas são particularmente urgentes, uma vez que Baden-Württemberg tem sido confrontado com temperaturas extremas de até 40 graus Celsius nas últimas semanas. Esta onda de calor agravou ainda mais a atual situação de escassez de água. Os especialistas relatam que a situação das águas subterrâneas é actualmente mais tensa do que nos anos secos de 2003 e 2018 e é comparável à situação crítica em 2020. De acordo com um estudo actual do BUND, mais de 20 por cento das águas subterrâneas recém-formadas provém de captação.
Apesar deste desafio, o abastecimento de água potável em Baden-Württemberg não está atualmente classificado como em risco. No entanto, o governo estadual espera que a recarga das águas subterrâneas seja reduzida em até 20 por cento até 2050 e até em até 50 por cento até 2100. O LUBW regista um baixo nível das águas subterrâneas em cerca de cada quarto ponto de medição, o que sublinha a necessidade de manusear a água com cuidado.
Multas e recomendações para conservação de água
Para garantir o cumprimento da proibição de captação de água, as violações podem resultar em multas. Estes podem ir até 100.000 euros em alguns distritos, como Biberach, e até 10.000 euros no Lago Constança e Ravensburg. Nos distritos de Biberach, Heilbronn, Ravensburg, Alb-Donau-Kreis e Bodenseekreis, a proibição de retirada de água está em vigor há muito tempo e está limitada até 15 de julho. Em Emmendingen existe até uma proibição permanente da captação de água.
A população também é incentivada a contribuir ativamente para a economia de água. As dicas incluem tomar banhos curtos, evitar encher a piscina e consertar torneiras com vazamento. Atualmente, regar plantas é permitido em Baden-Württemberg, mas você ainda deve usar plantas locais que requerem pouca água para conservar o recurso.
Em resumo, a situação actual mostra que tanto as autoridades como os cidadãos são obrigados a lidar com a escassez de água causada pelo calor extremo e pela seca persistente. A ordem geral do Escritório Distrital de Ludwigsburg pode ser consultada no site do escritório e deve ser observada com urgência para garantir o uso sustentável da água.
Você pode encontrar mais informações sobre a situação em Baden-Württemberg em notícias diárias e acima Tixio.