Infraestrutura de carregamento na Europa: é assim que os motoristas de carros elétricos se abastecem nas férias!
Descubra a crescente infraestrutura de carregamento para carros elétricos na Europa, que facilita o planeamento de viagens e serve os objetivos climáticos.

Infraestrutura de carregamento na Europa: é assim que os motoristas de carros elétricos se abastecem nas férias!
Na Europa, a eletromobilidade registou um aumento significativo nos últimos anos. A procura por estações de carregamento para veículos eléctricos durante viagens de férias aumenta continuamente à medida que cada vez mais viajantes mudam para carros eléctricos. No entanto, a infraestrutura de carregamento nos destinos turísticos mais populares apresenta diferenças regionais significativas. Esses são resultados importantes que mobilitree.net resume.
Na lista de estações de carregamento para carros elétricos na Europa, a Alemanha está na vanguarda com cerca de 150.000 pontos de carregamento, estando as estações de carregamento localizadas principalmente ao longo dos principais eixos de tráfego e nas grandes cidades. Em Hamburgo existem mais de 280 pontos de carregamento por 100 km de estradas, enquanto Berlim tem mais de 250 pontos de carregamento. A pesquisa de estações de carregamento ADAC permite aos utilizadores encontrar a estação de carregamento mais próxima num conjunto de mais de 120.000 estações de carregamento na Europa. Os utilizadores devem ser flexíveis no que diz respeito aos métodos de pagamento, uma vez que várias opções, como cartões de débito, cartões de crédito, smartphones ou dinheiro, estão frequentemente disponíveis, como relata o ADAC.
Infraestrutura de carregamento na Europa
A Alemanha não só constitui uma base sólida em termos do número de estações de carregamento, mas também planeia colocar 15 milhões de veículos eléctricos nas estradas até 2030. Isto requer uma infra-estrutura de carregamento fiável e abrangente, como destacou ladeloesung.de. A quota de mercado dos carros eléctricos na UE é agora de 14,6% e, portanto, ultrapassou os veículos a diesel.
Os seguintes países têm o maior número de pontos de carregamento em janeiro de 2024: Os Países Baixos lideram com 144.453 pontos de carregamento, seguidos pela Alemanha (120.626) e França (119.625). Bélgica, Itália e Suécia têm pouco mais de 40.000 pontos de carregamento. Contudo, a expansão da infraestrutura de carregamento não progrediu ao mesmo ritmo em todos os países europeus; Embora exista uma elevada densidade de pontos de carregamento nos países escandinavos e nos países do Benelux, os países do sul e do leste da Europa estão atrasados.
Perspectivas futuras
Estima-se que 150 000 pontos de carregamento público sejam atualmente construídos na Europa todos os anos para satisfazer a procura crescente. Os especialistas estimam que seriam necessárias cerca de 440.000 novas estações de carregamento anualmente até 2030 para atingir as metas climáticas. Tecnologias inovadoras, como o carregamento indutivo dinâmico, destinam-se a apoiar a conversão para a eletromobilidade.
A mudança para a eletromobilidade é acompanhada pela necessidade de uma infraestrutura de carregamento robusta. Tendo em conta as diferenças regionais e as lucrativas associações turísticas para os viajantes em automóveis eléctricos, os desafios para garantir a mobilidade sustentável são claros. No entanto, com a constante investigação e desenvolvimento de novas tecnologias de carregamento, a indústria está bem posicionada para satisfazer as crescentes exigências.