Caos de tempestade em BW: trem descarrilou, tráfego ferroviário severamente interrompido!
Fortes tempestades em Baden-Württemberg estão afetando o tráfego ferroviário. O primeiro-ministro Kretschmann discute os acontecimentos atuais em Göppingen.

Caos de tempestade em BW: trem descarrilou, tráfego ferroviário severamente interrompido!
Fortes tempestades estão atualmente a ter um enorme impacto no tráfego ferroviário e na população de Baden-Württemberg. Em Singen, um distrito do distrito de Constança, um comboio de mercadorias descarrilou, causando perturbações significativas no tráfego ferroviário em toda a região. Outras restrições são esperadas até segunda-feira de Pentecostes porque a linha aérea está danificada. Foi criado um serviço de autocarros de emergência para as rotas afetadas entre Engen-Radolfzell e Gottmadingen-Singen para transportar passageiros que dependem do transporte ferroviário. De acordo com [tagesschau.de](https://www.tagesschau.de/inland/regional/badenwuerttemberg/swr-bw-newsticker-am-morgen-starkes-unwetter-in-bw-bahnwege-stuttgart-mannheim-wieder-frei- Flugzeug-muss-wegen-unwetter-zwischenlanden-100.html) o os danos causados por tempestades, como as fortes chuvas que ocorreram em Gmünd, na Suábia, causaram um deslizamento de terra, ainda não foram completamente resolvidos.
O descarrilamento de dois vagões de um ICE 510 desviado, que viajava com 185 passageiros, ocorreu na noite de sábado, por volta das 23h20. Esses incidentes se devem às intensas chuvas registradas na região desde sexta-feira. Os passageiros não ficaram feridos, mas tiveram que ser evacuados durante a noite. A brigada de incêndio esteve no local com 85 pessoas e ao lado da Cruz Vermelha Alemã, que prestou apoio com cerca de 70 pessoas. Os passageiros foram inicialmente acomodados em um jardim de infância próximo antes de serem transportados de ônibus para Plüderhausen e Stuttgart. A Deutsche Bahn também está planejando restrições ao transporte de longa distância na segunda-feira e desaconselha viajar para as áreas afetadas pelas inundações, como relata nordbayern.de.
Condições climáticas atuais e impactos
As condições climáticas instáveis em Baden-Württemberg também levaram a uma suspeita de tornado, mas isso foi descartado pelo DWD Stuttgart. Tempestades com trovoadas e granizo causaram danos em muitas áreas, onde os trabalhos de limpeza devem começar rapidamente. A suspeita de tornado foi investigada em Ulm, e o tempo calmo após as tempestades traz pouco alívio, pois ainda há perigos de inundações na área. As temperaturas atualmente oscilam entre 17 e 23 graus.
A situação do trânsito em Estugarda e arredores continua tensa, uma vez que foram observados atrasos no trânsito na hora de ponta, nomeadamente devido a um defeito técnico num veículo na A8. Numerosas linhas ferroviárias também foram afetadas por interrupções, incluindo a ligação Estugarda-Mannheim, que foi, no entanto, reaberta. No entanto, outras rotas, como Estugarda-Munique, também são afetadas por atrasos de até 120 minutos – resultado dos fatores combinados de deslizamentos de terra e danos climáticos gerais.
Reações sociais e eventos esportivos
O primeiro-ministro de Baden-Württemberg, Winfried Kretschmann, está atualmente em discussão sobre os retrocessos nas fronteiras, o que provocou reações mistas nas redes sociais. Na Bundesliga de basquete, o time de Ulm perdeu para o Würzburg por 77:87, e a série agora é de 1:1. No âmbito dos eventos desportivos, os jogadores nacionais alemães perderam por 2-1 para Portugal nas meias-finais da Liga das Nações. O jogo decisivo pelo terceiro lugar acontecerá no domingo, em Stuttgart, contra o perdedor do jogo entre Espanha e França.
As actuais condições meteorológicas e as perturbações associadas também são o foco das discussões num congresso de protecção climática em Waiblingen, onde cerca de 400 presidentes de câmara e funcionários municipais discutem medidas de aquecimento urbano e de protecção climática. Embora estejam a ser travadas batalhas contra o tempo para resolver as perturbações associadas às cheias, a questão da abordagem dos problemas climáticos a longo prazo permanece presente no debate político e público.