Colheita de cerejas de Brandemburgo: Os danos causados pela geada diminuem a alegria das cerejas doces!
Colheita de cerejas esperada para 2025: Danos causados pela geada em Brandemburgo, mas aumento da produção de cerejas doces e boas condições climáticas.

Colheita de cerejas de Brandemburgo: Os danos causados pela geada diminuem a alegria das cerejas doces!
Em 28 de junho de 2025, as previsões da colheita atual indicam uma colheita promissora de cerejas na Alemanha. Após o desafiador ano de colheita de 2024, espera-se uma das melhores colheitas em muitos anos em 2025. Em toda a Alemanha, estima-se uma colheita esperada de 49.900 toneladas de ginjas, o que corresponde a um aumento de quase 15.000 toneladas ou cerca de 41 por cento em comparação com o ano anterior. Este desenvolvimento agradável deve-se principalmente às condições climáticas amenas na primavera e à falta de chuvas fortes durante o período de floração. Além disso, a colheita prevista está bem acima da média de dez anos de 45.200 toneladas, que foi entre 2015 e 2024, conforme relata tagesschau.de.
Espera-se uma colheita total de cerejas de 541 toneladas em Brandemburgo, um aumento de 377 toneladas em relação ao ano passado. Embora as expectativas de colheita para as ginjas sejam encorajadoramente elevadas, as previsões para as cerejas doces são bastante moderadas. Em particular, a geada de 6 de maio de 2025, que reduziu as temperaturas noturnas para -5 °C, teve impacto nas flores de cerejeira e, portanto, nos rendimentos. Em Brandemburgo, espera-se uma colheita de cerca de 199 toneladas de cerejas doces e 341 toneladas de ginjas, conforme relata gabot.de.
Sérios danos causados pela geada afetam os rendimentos
Apesar das previsões gerais positivas para a colheita, as geadas de Maio em Brandeburgo afectaram a produção de cerejas doces. As expectativas de rendimento para cerejas doces são de cerca de 10 dt/ha, o que está abaixo da média de seis anos de 18 dt/ha. Em contraste, as expectativas para as ginjas são mais encorajadoras, em torno de 57 dt/ha, o que é 13 dt/ha acima da média de seis anos. A área cultivada de cerejas em Brandemburgo é de aproximadamente 204 hectares e está particularmente concentrada no distrito de Potsdam-Mittelmark. Cerca de 60 hectares são destinados à produção de ginjas. No entanto, estas áreas cultivadas têm diminuído desde 2007, o que evidencia os desafios da fruticultura.
As condições climáticas favoráveis à colheita são particularmente celebradas em Baden-Württemberg, a região de cultivo mais importante de cerejas doces. Está prevista aqui uma colheita de 38.200 toneladas de cerejas doces, quase 37 por cento a mais que no ano passado. Este desenvolvimento positivo poderia ajudar a estabilizar e fortalecer todo o mercado de cerejas na Alemanha.
No entanto, a estimativa do rendimento final permanece dependente das condições meteorológicas, pelo que os agricultores terão de continuar a monitorizar as condições meteorológicas nas próximas semanas para garantir que os planos de colheita possam realmente ser cumpridos. Os próximos meses são cruciais para a fruticultura na Alemanha, especialmente tendo em conta o recente clima anormal, que pode alterar rapidamente os rendimentos.