Böbingen está planejando um auxílio para nidificação: um novo lar para cegonhas brancas no Schlierbach!
Schlierbach: Novo projeto de habitat para cegonhas brancas em Böbingen. Ajuda à nidificação e renaturação para a biodiversidade e conservação da natureza.

Böbingen está planejando um auxílio para nidificação: um novo lar para cegonhas brancas no Schlierbach!
Um novo habitat para cegonhas brancas está sendo criado em Gewann Weisling, perto de Böbingen. O Schlierbach perto de Schützenhaus está a ser renaturalizado para promover prados de feno dignos de protecção, o que poderá ter efeitos positivos na fauna local, especialmente na população de cegonhas. A comunidade também planeou construir um local de nidificação para cegonhas-brancas na orla da floresta. Esta iniciativa está a receber apoio: até 60 cegonhas brancas permaneceram na área de Böbingen nos últimos três anos, como relata Gmünder Tagespost.
O presidente da Nabu, Armin Dammenmiller, enfatizou que há abastecimento alimentar suficiente para as cegonhas na região, que consiste principalmente de minhocas, ratos e gafanhotos. O auxiliar de nidificação previsto consistirá num mastro com cesto de metal galvanizado e os custos rondarão os 1300 euros. São necessários trabalhos de manutenção, pois o cesto necessita de ser limpo anualmente. A ideia foi apoiada pela maioria do conselho municipal de Böbingen, embora não seja uma tarefa obrigatória.
Locais de nidificação e financiamento
O vereador local Otto Betz enfatiza que este seria o único meio de nidificação ao longo do Remstal. Isto poderia fornecer um apoio valioso para as cegonhas residentes, que muitas vezes procuram um parceiro durante décadas. Andreas Killer, do município, sugere procurar fontes adicionais de financiamento para realizar o projeto. A aplicação Böbingen será utilizada para informar potenciais apoiantes e o auxílio à nidificação poderá ser criado já no outono/inverno de 2025.
O momento em que as cegonhas brancas regressam dos seus alojamentos de inverno mudou nos últimos anos; eles sempre voltam mais cedo. Helmut Vaas, representante da cegonha-branca em Ostalbkreis, confirma que os locais em Böbingen são adequados para o assentamento de cegonhas-brancas. No entanto, não há garantia de que se resolverão, pois a aceitação de um auxiliar de nidificação pode levar anos.
Símbolo da conservação da natureza
A cegonha-branca, que mede 95 a 110 cm de altura e tem plumagem predominantemente branca com patas vermelhas e bico vermelho, é considerada a ave heráldica da NABU e se recuperou desde a década de 1980, quando estava quase extinta na Alemanha. Segundo a NABU, a cegonha-branca é um símbolo do sucesso da conservação da natureza na Alemanha.
Embora a população tenha recuperado, as cegonhas-brancas continuam a enfrentar grandes desafios, como a perda de habitat e os efeitos das alterações climáticas. O Grupo de Trabalho Federal (BAG) para a Proteção da Cegonha-Branca está empenhado em preservar o habitat das cegonhas e também em analisar alterações no comportamento migratório. Os cidadãos interessados podem participar em projetos de ciência cidadã para contribuir para a recolha de dados científicos.
Os esforços em Böbingen são mais um passo no sentido da preservação destas aves majestosas na região e sublinham o importante papel que as comunidades podem desempenhar na conservação da natureza.