Final do Concurso Moniuszkowski: Garcia impressiona no Teatr Wielki!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Experimente a 12ª edição da competição internacional Moniuszko de 2 a 7. Junho de 2025 no Teatr Wielki em Varsóvia.

Erleben Sie die 12. Ausgabe des internationalen Moniuszko-Wettbewerbs vom 2.-7. Juni 2025 im Teatr Wielki in Warschau.
Experimente a 12ª edição da competição internacional Moniuszko de 2 a 7. Junho de 2025 no Teatr Wielki em Varsóvia.

Final do Concurso Moniuszkowski: Garcia impressiona no Teatr Wielki!

O Concurso Internacional de Canto Stanisław Moniuszko, também conhecido como Konkurs Moniuszkowski, acontecerá este ano de 2 a 7 de junho de 2025 no Teatr Wielki em Varsóvia. Esta 12ª edição do prestigiado concurso atrai críticos, agentes e diretores de ópera de todo o mundo. O júri inclui vários membros proeminentes, incluindo John Allison, Peter Mario Katona e Evamaria Wieser. O objetivo do concurso é fornecer uma plataforma para jovens cantores de ópera que não tenham mais de 33 anos no dia do concurso. O concurso está dividido em três etapas, durante as quais os participantes interpretarão obras de compositores polacos e internacionais.

Após os participantes passarem por diversas rodadas, o evento termina com um final especial: um recital de piano do pianista espanhol Martin Garcia Garcia. Conhecido por suas interpretações de obras românticas, apresentará peças de Chopin, Schumann e Albéniz durante o recital. O programa do concerto inclui obras de letristas polacos como Moniuszko e Szymanowski, bem como de compositores europeus como Schubert e Mompou.

Tradição e desenvolvimento da competição

O concurso foi lançado em 1992 e goza de excelente reputação desde então. Desde 1998 é realizado no Teatr Wielki – a Ópera Nacional de Varsóvia – o que sublinha a sua importância como instituição central para jovens talentos cantores. Maria Fołtyn assumiu a direção artística na época. A participação neste concurso é crucial para artistas emergentes, uma vez que muitas estrelas proeminentes da ópera iniciaram aqui as suas carreiras, incluindo Aleksandra Kurzak e Jakub Józef Orliński.

Conquistas e prêmios

Os vencedores das edições anteriores do concurso demonstram a elevada qualidade dos artistas participantes. Na última edição, realizada de 6 a 11 de junho de 2022, o Grande Prêmio foi concedido a Juliana Grigoryan, da Armênia. Os primeiros prémios na categoria feminina foram para Nombuleno Yende da África do Sul e na categoria masculina para Szymon Mechliński da Polónia e Volodymyr Tyshkov da Ucrânia. Os resultados refletem o alcance internacional e a competição entre jovens talentos.

Milho em torno do ano de competição Grande Prêmio 1º prêmio (masculino) 1º prêmio (masculino)
2022 Juliana Grigoryan (Armênia) Nombuleno Yende (África do Sul) Szymon Mechliński (Polônia)
2019 Maria Motolygina (Rússia)

A cada edição, a popularidade da competição cresce e atrai mais participantes e público, tornando-a um evento importante na vida musical internacional. Os finalistas e as suas atuações serão anunciados no último dia da competição e, ao mesmo tempo, oferecerão a oportunidade de descobrir futuros talentos cantores no cenário da ópera.