A Saxónia quer fortalecer a indústria do armamento: 200.000 novos empregos à vista!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A IHK da Saxónia pede mais contratos de armas do fundo especial. Oportunidades para 200 mil novos empregos e progresso tecnológico em foco.

Sachsens IHK fordert mehr Rüstungsaufträge aus dem Sondervermögen. Chancen für 200.000 neue Jobs und Technologiefortschritt im Fokus.
A IHK da Saxónia pede mais contratos de armas do fundo especial. Oportunidades para 200 mil novos empregos e progresso tecnológico em foco.

A Saxónia quer fortalecer a indústria do armamento: 200.000 novos empregos à vista!

As Câmaras de Indústria e Comércio da Saxónia apelaram ao fortalecimento da indústria de armas na Saxónia. O presidente da IHK, Andreas Sperl, enfatiza as oportunidades significativas que surgem para a indústria de segurança e defesa no Estado Livre. Apesar de a Saxónia ter até agora sido pouco representada na indústria da defesa, com 90% dos clusters de defesa localizados na Alemanha Ocidental, há relatos de que saechsische.de potencial infraestrutural significativo que pode ser comparado com outros estados federais, como Baviera e Baden-Württemberg.

O fundo especial do Bundeswehr de 100 mil milhões de euros não deve, portanto, permanecer sem utilização. Embora a indústria de defesa na Alemanha tenha recentemente registado vendas anuais de cerca de 47 mil milhões de euros e as exportações de armas tenham atingido um recorde de mais de 13 mil milhões de euros em 2022, segundo Sperl, a necessidade de 200.000 novos empregos em toda a Alemanha seria mais um argumento para o fortalecimento da indústria saxónica. A defesa, em particular, que inclui cada vez mais tecnologias de informação e de cibersegurança, poderia beneficiar de tal desenvolvimento.

Desafios e financiamento

No entanto, a indústria de defesa enfrenta atualmente desafios. De acordo com spiegel.de, os primeiros projetos de armamentos já foram cancelados e outros podem seguir-se. Embora o governo federal tenha enfatizado que atualmente não há necessidade de poupanças em medidas específicas de aquisição, o aumento das taxas de juro está a levar a uma redução do poder de compra dos fundos restantes, o que poderá ter um impacto negativo no financiamento de projetos futuros.

O fundo especial, aprovado pelo Bundestag em junho de 2022, é totalmente financiado por empréstimos. Os encargos com juros devem ser suportados pelo próprio fundo especial. A inflação elevada agrava a situação e tem um impacto significativo nos recursos disponíveis para o Bundeswehr. Em última análise, isto poderá colocar ainda mais pressão sobre os investimentos necessários na indústria de defesa.

Perspectivas para o futuro

Para aproveitar melhor as oportunidades da indústria de defesa na Saxónia, é necessário um inventário dos actuais intervenientes. Um simpósio em Dresden que visa reunir fornecedores, start-ups e institutos de investigação poderia desempenhar um papel importante na criação de sinergias e na exploração do potencial da indústria.

A Câmara de Indústria e Comércio da Saxónia está aliviada com o duplo orçamento aprovado pelo parlamento estadual, que não exige qualquer nova dívida. Apesar das pequenas concessões à oposição, o foco está nos desenvolvimentos futuros no sector da defesa, a fim de concretizar os planos ambiciosos e fortalecer a Saxónia como local para a indústria de defesa.