Desastre de inundação no distrito de Göppingen: serviços de emergência em alerta!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Inundações no distrito de Göppingen: danos consequentes, serviços de emergência e previsões após fortes chuvas em junho de 2024.

Hochwasser im Kreis Göppingen: Folgeschäden, Einsatzkräfte und Prognosen nach schwerem Regen im Juni 2024.
Inundações no distrito de Göppingen: danos consequentes, serviços de emergência e previsões após fortes chuvas em junho de 2024.

Desastre de inundação no distrito de Göppingen: serviços de emergência em alerta!

No início de junho de 2024, o distrito de Göppingen sofreu uma inundação devastadora que colocou a região numa situação de emergência. Desencadeado por dias de chuva contínua e trovoadas violentas, o Serviço Meteorológico Alemão (DWD) alertou para um elevado risco de inundações em 31 de maio de 2024. Previa-se que naquele dia poderiam cair até 100 litros de chuva por metro quadrado. Os rios e riachos já estavam cheios e em risco de transbordar, agravando ainda mais a situação preocupante. Na sexta-feira em questão, os níveis da água, tal como no medidor Fils em Salach, estavam dramaticamente elevados – 99 centímetros, enquanto o valor normal é de 60 centímetros. A Agência Ambiental do Estado de Baden-Württemberg (LUBW) previu até uma altura de 369 centímetros. Tais eventos de inundação desta intensidade são raros e geralmente ocorrem apenas a cada dez anos.

A situação continuou a piorar. De acordo com o distrito de Göppingen, os serviços de emergência, incluindo os bombeiros municipais, a Organização de Assistência Técnica (THW) e organizações de ajuda humanitária, estavam em alerta máximo. Para amenizar a situação, os níveis de água no distrito caíram desde 2 de junho de 2024, mas Bad Ditzenbach e Ebersbach permaneceram pontos focais locais do problema das inundações. Nos locais mais afetados, como Mühlhausen, Gruibingen, Wiesensteig, Bad Ditzenbach, Deggingen e Geislingen, houve grandes danos às caves e temia-se mais alagamentos.

Ajuda e evacuação

A situação exigia medidas extensas. As taxas de descarga mais elevadas desde 2001 em Salach, cerca de 190 m³/s, levaram o THW a lançar uma extensa operação na qual 125 ajudantes de Geislingen, Göppingen e Gruibingen encheram sacos de areia e realizaram trabalhos de bombeamento. As evacuações também foram necessárias e os malteses criaram alojamentos temporários em Uhingen, onde estavam disponíveis 20 camas de acampamento para as pessoas afectadas. No fim de semana após a enchente, foram registradas 814 ligações e 136 ligações de emergência.

O abastecimento de água potável também foi ameaçado, especialmente em Wiesensteig, onde foi imposta a exigência de água fervente. Lidar com as consequências das inundações sublinha mais uma vez a necessidade de dar maior ênfase à protecção contra inundações. De acordo com Statista, as inundações são os desastres naturais mais comuns na Alemanha, representando quase 37% de todos os desastres naturais desde 2000.

Riscos e estratégias de longo prazo

As alterações climáticas em curso representam um risco crescente de ocorrência de inundações, uma vez que o calor na atmosfera pode armazenar mais água, conduzindo a precipitações extremas mais frequentes. De acordo com as previsões, 7,6% de todos os endereços alemães já estão expostos a um risco estatístico de inundação. Particularmente preocupantes são as ruínas das nossas áreas de retenção natural, que estão cada vez mais diminuindo devido ao desenvolvimento e ao endireitamento dos rios. Na verdade, mais de dois terços das planícies aluviais originais da Alemanha foram perdidas.

Os desafios actuais e as recentes cheias ilustram a vulnerabilidade das infra-estruturas e da sociedade a condições meteorológicas extremas. Uma expansão decisiva da protecção contra inundações e a consideração de áreas de retenção natural são da maior importância para minimizar danos futuros e tornar as nossas cidades mais seguras.