A polícia detém os condutores: a carta de condução do estrangeiro é inválida!
Em 27 de maio de 2025, um motorista em Gruibingen foi verificado com uma carteira de motorista bósnia inválida. Denunciado por dirigir sem carteira.

A polícia detém os condutores: a carta de condução do estrangeiro é inválida!
Hoje, 27 de maio de 2025, a polícia de Ulm realizou uma parada de trânsito em um posto de gasolina e área de descanso. Durante esta verificação, um condutor de 35 anos foi parado com uma carta de condução bósnia inválida. O homem vive na Alemanha desde setembro de 2024, o que resultou na invalidação da sua carta de condução ao abrigo da regulamentação alemã. Após um período de 180 dias, as cartas de condução de países terceiros perdem normalmente a validade, o que foi o caso neste caso. Por dirigir sem carteira de habilitação válida, recebeu uma notificação por dirigir sem carteira, que pode ser punida de acordo com o § 21 StVG. Seu Peugeot, registrado na Alemanha, teve que ser deixado na parada de descanso enquanto ele enfrentava as consequências legais de suas ações. De acordo com news.de, os regulamentos rigorosos na Alemanha para carteiras de motorista estrangeiras são claros: eles devem ser reescritos dentro do período de seis meses para poder dirigir legalmente nas estradas alemãs.
Para os cidadãos estrangeiros, especialmente os estrangeiros terceiros, como neste caso o de 35 anos, geralmente podem conduzir até seis meses com carta de condução obtida no estrangeiro. No entanto, após este período, a validade desta autorização expira, o que pode ter consequências jurídicas caso continue a conduzir. Dirigir sem carteira de habilitação convertida pode ser considerado crime e resultar em multas e pontos no registro central de trânsito. Esta informação realça a importância de observar os requisitos legais relativos à carta de condução estrangeira, a fim de evitar surpresas desagradáveis. Isso é apoiado pelo conteúdo de tarneden.de.
Situação jurídica das cartas de condução estrangeiras
Na Alemanha, de acordo com a Seção 2 da Lei de Trânsito Rodoviário, é necessário ter uma carteira de motorista válida para dirigir um veículo motorizado na via pública. A autoridade local de carteira de habilitação é responsável pela emissão e conversão da carteira de habilitação. Os documentos de identificação exigidos para tal devem ser apresentados no momento da candidatura e muitas vezes é necessário um comparecimento pessoal. De referir ainda que a transferência de cartas de condução do estrangeiro é uma decisão casuística que depende de diversas normas legais. Estas informações importantes podem ser encontradas no site da TÜV Nord.
As implicações jurídicas de conduzir sem carta válida são extensas e, por um lado, existem inúmeras decisões judiciais que, em certos casos, levaram à absolvição de estrangeiros que continuaram a conduzir sem carta. Por outro lado, os motoristas profissionais que exercem atividades na Alemanha há mais de seis meses devem ser particularmente cuidadosos, uma vez que as suas viagens frequentes podem ser potencialmente consideradas como crimes múltiplos. Os advogados afirmam que nestes casos os custos de consulta começam nos 75 euros e os custos de representação sem audiência principal rondam os 700 euros, podendo mesmo custar cerca de 1.100 euros em audiência principal.