Nürtinger Bahnstadt: Novo impulso para projetos habitacionais urgentemente necessários!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Wendlingen am Neckar: Mudanças na lei ferroviária garantem a continuação de importantes projetos residenciais em Nürtingen e arredores.

Wendlingen am Neckar: Änderungen im Eisenbahngesetz sichern Fortsetzung wichtiger Wohnprojekte in Nürtingen und Umgebung.
Wendlingen am Neckar: Mudanças na lei ferroviária garantem a continuação de importantes projetos residenciais em Nürtingen e arredores.

Nürtinger Bahnstadt: Novo impulso para projetos habitacionais urgentemente necessários!

O progresso no projeto de construção de Nürtinger Bahnstadt está cada vez mais próximo depois que a Lei Ferroviária foi novamente alterada. Esta mudança, que foi aprovada com os votos da coligação governamental CDU/CSU e SPD, traz uma nova esperança para os projectos habitacionais urgentemente necessários na região. O membro do Bundestag de Nürtingen, Nils Schmid, explicou que o ajuste da lei permitiria a continuidade dos importantes projetos habitacionais dos municípios. Os projectos em Nürtingen, especialmente na Bahnstadt Oriental, e em Estugarda são particularmente afectados. Relatórios NTZ.

No entanto, ainda existem obstáculos jurídicos significativos que impedem o progresso do projecto IBA’27 em Nürtingen. O governo federal mais uma vez não adaptou a Lei Geral Ferroviária (AEG), que impede a licitação de obras para este importante espaço habitacional. Portanto, não está claro se os apartamentos necessários podem realmente ser construídos no leste de Neue Bahnstadt. O Esslinger Zeitung relata que a cidade vem planejando intensamente esse projeto há cerca de oito anos.

Área residencial planejada e infraestrutura

Uma nova área residencial será construída na área ao redor da estação ferroviária de Nürtingen, que incluirá cerca de 180 apartamentos. O planejamento urbano prevê a continuidade da estrutura urbana em ambos os lados dos trilhos. Os principais elementos incluem a ligação da praça da estação ferroviária com a praça de Alte Seegrasspinnerei através de passagens subterrâneas e viadutos. Para preparar o canteiro de obras, os edifícios da Plochinger Straße 31 e 37 serão demolidos.

No entanto, os locais de construção não podem atualmente ser anunciados devido aos obstáculos legais existentes. Isto suspende o processo de adjudicação do conceito, uma vez que o município não pretende adjudicar os imóveis aos licitantes com maior oferta, mas sim aos melhores conceitos. Uma equipa de projecto municipal já formou um grupo de assembleia que tem membros suficientes para poder planear e agir.

Investimentos e planejamento adicional

Um investidor de Estugarda planeia construir 300 unidades residenciais na propriedade “Gleis 13” por cerca de 100 milhões de euros. Entretanto, o presidente da Câmara, Johannes Fridrich, pediu aos decisores federais e estaduais que retirassem a regulamentação que actualmente está a atrasar o progresso do projecto. A Ministra Federal da Construção, Klara Geywitz, anunciou que iria rever a lei, mas até agora não houve progresso.

O município está a planear novas medidas de infraestrutura, incluindo uma nova estrada principal a leste dos trilhos para melhor concentrar o tráfego. Além disso, será disponibilizada uma garagem de bairro com vagas para moradores e passageiros. A Deutsche Bahn construirá uma escada e um elevador para melhorar as ligações à rede S-Bahn. Duas rampas sem barreiras também estão sendo planejadas para os trechos Tälesbahn e S-Bahn.

Embora os processos de planeamento continuem, é urgentemente necessária uma alteração à Secção 23 AEG, a fim de eliminar completamente os obstáculos legais e poder utilizar a antiga área ferroviária para fins municipais. O sucesso destes projectos depende em grande parte das próximas decisões políticas e reformas.