Ameaça de bomba em Esslingen: escolas fechadas, polícia investigando!
Em 5 de junho de 2025, escolas em Esslingen receberam ameaças de bomba. A polícia e as autoridades escolares estão a esclarecer o procedimento e a situação de segurança.

Ameaça de bomba em Esslingen: escolas fechadas, polícia investigando!
Na semana passada, a Escola Evangélica Livre de Mettingen, Esslingen, recebeu uma ameaça de bomba por email, o que levou ao encerramento imediato da escola e ao cancelamento das aulas. As aulas voltaram a ocorrer normalmente na quinta-feira seguinte. Relativamente à ameaça, a polícia disse não ter identificado nenhuma ameaça específica, que esteve na base da decisão da direção da escola de reabrir. Corina Schimitzek, chefe do distrito escolar de Nürtingen, explicou o processo no caso de tais ameaças: Primeiro a polícia é informada, seguida de uma mensagem à autoridade escolar e ao distrito escolar. Se a polícia não o fizer “de forma censurável”, a escola deve permanecer fechada. A decisão sobre o cancelamento das aulas cabe à própria direção da escola, disse Schimitzek.
A ameaça de bomba na escola de Esslingen faz parte de um fenómeno preocupante a nível nacional. Uma onda semelhante de e-mails ameaçadores foi registada durante os exames Abitur em Baden-Württemberg, que afectaram numerosas escolas. No geral, um número baixo de e-mails de três dígitos foi enviado para escolas da região com conteúdo muito semelhante. Embora todos os e-mails sejam verificados por investigadores, não há evidências de uma ameaça específica. Até à data, a polícia não teve conhecimento de quaisquer despejos de edifícios escolares. Segundo o Ministério da Cultura, os exames Abitur decorreram sem problemas, o que reduz os receios sobre a estabilidade do funcionamento escolar.
Reações e investigações
A polícia está actualmente a reter informações sobre a investigação em curso, o que provoca compreensão e reacções de preocupação por parte de pais e alunos. No entanto, a direção da Escola Evangélica Livre e outras instituições afetadas informaram imediatamente a polícia para lidar adequadamente com o incidente. A situação de segurança continua, portanto, a ser uma questão central que preocupa as comunidades escolares, especialmente durante a época de exames.
Os eventos não devem ser vistos isoladamente, pois incidentes semelhantes também foram identificados em outros estados federais. Os investigadores classificam o fenómeno como de âmbito nacional e veem uma possível ligação entre os e-mails ameaçadores e os exames do ensino secundário em curso. As autoridades sublinham que, apesar das ameaças, a segurança dos alunos e professores é fundamental e sublinham a importância de uma comunicação responsável sobre tais incidentes.