Novos ventos em ver.di: Maike Schollenberger eleita country manager!
Maike Schollenberger será eleita a nova gerente distrital ver.di em Baden-Württemberg em 5 de julho de 2025.

Novos ventos em ver.di: Maike Schollenberger eleita country manager!
Maike Schollenberger, 35 anos, foi eleita hoje, 5 de julho de 2025, como a nova gerente distrital do sindicato de serviços ver.di em Baden-Württemberg. A eleição ocorreu como parte da conferência distrital estadual em Leinfelden-Echterdingen, onde foi eleita com impressionantes 96,1% dos votos como sucessora de Martin Gross, que chefia o distrito estadual desde 2016 e hoje se aposentou. Schollenberger foi a única candidata feminina e foi indicada por unanimidade pelo conselho distrital estadual, demonstrando seu forte apoio dentro do sindicato. Este relatório tagesschau.de.
Originária de Markgröningen, Schollenberger iniciou sua carreira profissional como funcionária dos correios e trabalhou temporariamente como entregadora de cartas. Começou sua carreira na ver.di em 2014 e já teve experiência como secretária sindical em Stuttgart e em representação juvenil. De 2019, ela trabalhou como secretária distrital da juventude até 2023 e foi então uma das duas deputadas de Martin Gross. Com mais de 200.000 membros em Baden-Württemberg, o ver.di é o segundo maior sindicato da Alemanha depois do IG Metall e representa os interesses dos trabalhadores em vários setores, incluindo serviços públicos, saúde e transportes. As tarefas centrais incluem a negociação de acordos colectivos e a organização de greves para pressionar os empregadores, explicou zeit.de.
Desafios e objetivos de Schollenberger
No seu discurso inaugural, Schollenberger enfatizou a urgência de melhorar as condições profissionais dos colaboradores. Ela vê a escassez aguda de educadores e pessoal de enfermagem como um problema central que afecta não só as pessoas afectadas, mas também a sociedade como um todo. Ela também espera que os conflitos de negociação coletiva aumentem no futuro, o que indica uma crescente desigualdade social. Ela pretende dedicar-se não só à negociação coletiva, mas também às disputas políticas, a fim de representar os interesses dos trabalhadores.
Cerca de 160 delegados, bem como numerosos convidados da política e de outros sindicatos estiveram presentes na conferência. Entre os convidados anunciados estavam a ministra da Economia, Nicole Hoffmeister-Kraut (CDU), e o ministro dos Assuntos Sociais, Manne Lucha (Verdes). Em sua nova função, Schollenberger aproveitará os sucessos anteriores de Martin Gross e enfrentará com determinação os desafios que temos pela frente. Alto tagesschau.de A vice-presidente estadual Hanna Binder, que é membro do SPD, concorrerá ao parlamento estadual no próximo ano.