O estado está promovendo mais de 80 novos locais de atendimento para prestar socorro na região

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O governo do estado de Baden-Württemberg está a financiar novos locais de cuidados com dois milhões de euros para aliviar o fardo dos familiares e das pessoas que necessitam de cuidados.

Die baden-württembergische Landesregierung fördert mit zwei Millionen Euro neue Pflegeplätze, um Angehörige und pflegebedürftige Menschen zu entlasten.
O governo do estado de Baden-Württemberg está a financiar novos locais de cuidados com dois milhões de euros para aliviar o fardo dos familiares e das pessoas que necessitam de cuidados.

O estado está promovendo mais de 80 novos locais de atendimento para prestar socorro na região

Em Baden-Württemberg, mais de 600.000 pessoas dependem de cuidados, sendo 85% delas cuidadas em domicílios particulares. O que é particularmente digno de nota é que cerca de 65 por cento das pessoas cuidadas em casa dependem exclusivamente do apoio de familiares. Isso levou o governo estadual a tomar medidas para apoiar os cuidadores familiares. Em 14 de outubro de 2025, o Ministro da Saúde e Social, Manne Lucha, anunciou em Estugarda que um total de cerca de dois milhões de euros iriam para instalações nos distritos de Heilbronn, Rastatt, Esslingen e Ludwigsburg.

O principal objetivo deste financiamento é aliviar a carga sobre os cuidadores familiares e estabilizar o ambiente de cuidados domiciliários. Em 2025, o foco estará na criação e no desenvolvimento de ofertas de cuidados diurnos e de curta duração. No total, esta iniciativa criará 80 novos locais de acolhimento, incluindo 65 locais de dia e 15 locais de cuidados de curta duração, a fim de enfrentar os desafios existentes no domínio dos cuidados.

Inovações no cuidado

O Programa de Inovação em Cuidados promove novos tipos de cuidados e modelos de cuidados para permitir que as pessoas que necessitam de cuidados vivam uma vida autodeterminada em casa. Os cuidados de curta duração desempenham um papel central porque ajudam a aliviar e estabilizar situações de cuidados domiciliários. Cerca de três milhões de euros estão destinados ao programa de financiamento 2025 para a expansão dos serviços de cuidados de curta duração, nocturnos e diurnos. Em 2024, o governo do estado irá disponibilizar cerca de 6,3 milhões de euros para melhorar significativamente as estruturas de abastecimento.

Os últimos anos mostraram que há necessidade de vagas adicionais para enfermagem. No âmbito das rondas de financiamento, por exemplo, foram apoiados 14 projetos de cuidados de dia e de curta duração com cerca de 6,2 milhões de euros em 2023. Estas iniciativas resultaram na criação de cerca de 100 novos lugares. Nos anos anteriores, o foco esteve sempre na promoção e no desenvolvimento dos cuidados de curta duração, bem como dos cuidados diurnos e nocturnos. De 2022 a 2021, foram lançados vários projetos destinados a familiares cuidadores, voluntários e profissionais de enfermagem.

A intenção por detrás destas extensas medidas de apoio é clara: o governo estadual quer reforçar os cuidados ambulatórios e, em particular, aliviar o fardo dos familiares cuidadores. Em conclusão, pode dizer-se que estas medidas não são apenas necessárias para fazer face às alterações demográficas, mas também ajudam a melhorar de forma sustentável a qualidade de vida das pessoas que necessitam de cuidados e dos seus familiares. Informações sobre os projetos financiados e seu andamento estão disponíveis nos sites do governo estadual e dos ministérios.

Para obter mais detalhes sobre como apoiar parentes atenciosos e abordagens inovadoras de cuidado, visite o site Baden-Württemberg e Ministério de Assuntos Sociais de Baden-Württemberg.