Turbina eólica com defeito em Dornstadt: colisão das pás do rotor provoca desmantelamento!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Uma pá de rotor com defeito em uma turbina eólica em Dornstadt leva ao seu desmantelamento. As investigações sobre acidentes em parques eólicos já começaram.

Ein defektes Rotorblatt eines Windrads in Dornstadt führt zum Rückbau. Untersuchungen zu Havarien in Windparks sind angelaufen.
Uma pá de rotor com defeito em uma turbina eólica em Dornstadt leva ao seu desmantelamento. As investigações sobre acidentes em parques eólicos já começaram.

Turbina eólica com defeito em Dornstadt: colisão das pás do rotor provoca desmantelamento!

Um incidente grave ocorreu em 22 de fevereiro de 2024, quando uma pá de rotor de 40 metros de comprimento e 15 toneladas de uma turbina eólica quebrou perto de Dornstadt. O sistema pertence ao parque eólico Celtic Schanze e estava em operação no momento em que ocorreu o defeito. A pá do rotor ficou no campo por três semanas antes de ser finalmente transportada. De acordo com a empresa operadora EDF Renewables Germany, a folha defeituosa será reciclada para promover soluções amigas do ambiente. Um relatório mostrou que uma fratura por fadiga na fixação ao cubo foi identificada como a causa, possivelmente agravada pela tempestade Wencke Augsburger Allgemeine relatado.

Após o incidente, o escritório distrital do distrito de Alb-Donau informou sobre o aviso de fechamento e o conceito de desmontagem e descarte do aerogerador defeituoso. Os operadores planejam desmontar completamente a turbina eólica e restaurar a propriedade à sua condição original. No entanto, ainda não foi definida uma data exata para o desmantelamento. Também não há pedido de aprovação de uma nova instalação, o que significa que seria necessário um novo processo de aprovação. É possível que o aerogerador seja reparado no âmbito da licença existente, desde que sejam garantidas a estabilidade e o bom funcionamento.

Verificações em outros parques eólicos

As cinco turbinas eólicas do parque eólico Celtic Schanze foram aprovadas em 2003. Neste contexto, foram encomendados testes ultrassónicos para todos os outros sistemas do parque eólico para 2025 e 2026. No entanto, os resultados destes testes ainda estão pendentes. Também ocorreram recentemente acidentes noutros parques eólicos, como num novo parque eólico perto de Lübz, onde uma pá de rotor se partiu por uma razão desconhecida. Partes da lâmina danificada caíram no chão, mas ninguém ficou ferido. Embora a extensão exata dos danos ainda não esteja clara, o local do acidente foi imediatamente isolado. Especialistas estão agora determinando as causas da quebra da asa, e as análises iniciais dos fragmentos caídos já foram realizadas Correio do Norte relatado.

Incidentes recentes esclarecem a situação de segurança das turbinas eólicas. Especialistas alertam para novos incidentes semelhantes. As verificações de segurança em outros parques eólicos foram reforçadas e os sistemas também foram cuidadosamente verificados durante o acidente no parque eólico Werder 2, onde existem sete turbinas eólicas N163/5x. Os sistemas tinham um diâmetro de rotor de 163 metros e uma altura de cubo de até 164 metros. Estes sistemas ligam-se a uma velocidade de vento de 10,8 km/h e desligam-se novamente a 94 km/h. Nenhuma anormalidade foi encontrada durante as inspeções, razão pela qual os demais aerogeradores foram colocados novamente em operação.

Resta saber como as autoridades responderão a estes incidentes e se serão tomadas outras medidas para garantir a segurança das turbinas eólicas.