A estrada entre Hechingen e Mössingen permanece fechada – e agora?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A estrada comunitária entre Beuren e Mössingen permanece fechada após deslizamentos de terra; A renovação está nas estrelas.

Die Gemeindeverbindungsstraße zwischen Beuren und Mössingen bleibt nach Hangrutschen gesperrt; Sanierung steht in den Sternen.
A estrada comunitária entre Beuren e Mössingen permanece fechada após deslizamentos de terra; A renovação está nas estrelas.

A estrada entre Hechingen e Mössingen permanece fechada – e agora?

A estrada comunitária entre Hechingen e Mössingen deverá permanecer intransitável. Esta decisão baseia-se na avaliação de um geólogo que acredita que a estrada continua demasiado perigosa. A cidade de Mössingen, que atua como autoridade de construção de estradas, informou sobre a situação atual e a esperança dos residentes de Beuren de que a estrada seja reaberta em breve não pode ser concretizada. Schwarzwaelder Bote relata que a estrada foi aberto desde o início de dezembro de 2024 fechado após dois deslizamentos de terra.

Os deslizamentos de terra ocorridos em 2024 causaram graves danos que exigiram o fechamento imediato. No entanto, a cidade de Mössingen enfrenta atualmente restrições financeiras e não dispõe de fundos para a renovação urgente da estrada. SWP observa que as medidas de estabilização propostas, como uma vala de drenagem e um tubo de drenagem, podem resultar em mudanças estruturais dispendiosas a longo prazo, como uma parede de estaca perfurada.

Desafios técnicos

A análise técnica do geólogo aponta diversas fissuras no acostamento e no pavimento asfáltico. Essas rachaduras podem ser uma indicação de possíveis deslizamentos de terra. Para minimizar o risco de deslizamentos, foram propostas diversas medidas, entre as quais o alargamento da vala de drenagem, a colocação de tubos de drenagem e a criação de cortes transversais. Estas medidas poderiam ser implementadas dentro de um determinado prazo, mas a questão da segurança do talude a longo prazo utilizando estacas perfuradas continua a ser um problema fundamental.

A área ao redor da estrada de ligação comunitária é mostrada como área de deslizamento no mapa da Secretaria Estadual de Geologia. Esta classificação destaca os perigos associados a futuros deslizamentos de terra. Face a estas circunstâncias, está também a ser discutida uma possível desclassificação da estrada para estrada florestal e agrícola, o que representaria uma mudança significativa na actual gestão do tráfego.

A intenção de examinar uma utilização alternativa da estrada mostra a capacidade das autoridades responsáveis ​​para se adaptarem às circunstâncias. No entanto, neste momento a estrada permanece fechada até novo aviso por razões de segurança e os residentes e o governo local enfrentam um futuro incerto em que a mobilidade na área permanece severamente restringida.