Choque na véspera de Ano Novo: gravemente ferido após ataque com fogos de artifício em Schönaich!
Na véspera de Ano Novo de 2024, um jovem em Böblingen foi ferido por um foguete. O incidente levanta questões sobre segurança.

Choque na véspera de Ano Novo: gravemente ferido após ataque com fogos de artifício em Schönaich!
Na véspera de Ano Novo, em 31 de dezembro de 2024, ocorreram inúmeros incidentes relacionados ao uso de fogos de artifício na Alemanha. Segundo relatos, um total de cinco pessoas morreram e muitas outras ficaram feridas. O incidente em Schönaich foi particularmente trágico, onde um jovem ficou ferido na praça da Câmara Municipal quando fogos de artifício foram atirados contra um grupo de pessoas. O homem sofreu queimaduras graves de segundo grau nas costas, mas foi poupado de ferimentos nos olhos. Ele estava vestindo roupas de inverno durante o incidente. Apesar da gravidade dos ferimentos, o arguido foi absolvido no tribunal distrital, o que gerou discussões e voltou a colocar em foco a questão do uso responsável de pirotecnia. Este relatório SZBZ.
Toda a véspera de Ano Novo na Alemanha foi marcada por acontecimentos violentos e trágicos. Em Geseke, na Saxónia e em Hamburgo, pessoas perderam a vida após manusearem indevidamente fogos de artifício. Um jovem de 24 anos de Geseke disparou um fogo de artifício que provavelmente era um fogo de artifício feito por ele mesmo. Dois outros incidentes na Saxônia, um de 45 anos em Oschatz e outro de 50 anos em Hartha, também resultaram em explosões fatais. Um jovem de 20 anos sofreu um acidente ao disparar uma pirotecnia em Hamburgo. Em Kremmen, Brandemburgo, também houve outra pessoa que morreu devido ao manuseio inadequado de fogos de artifício. Alto ZDF As circunstâncias exactas destes incidentes estão actualmente a ser investigadas pelas autoridades de investigação.
Pessoas feridas e serviços de emergência em perigo
O número de feridos aumentou significativamente na véspera de Ano Novo. Polícia, bombeiros e serviços de resgate também foram afetados. Vários feridos causados por fogos de artifício foram relatados em Frankfurt am Main. Os relatos de Berlim, onde oito pessoas com ferimentos graves nas mãos tiveram de ser transportadas para o hospital do acidente, são preocupantes. Os ataques aos serviços de emergência também foram documentados em diversas cidades, como Colónia e Munique, onde ocorreram confrontos violentos.
O corpo de bombeiros teve que extinguir prédios em chamas em várias cidades que pegaram fogo devido ao manuseio inadequado de fogos de artifício. Isto mostra que, além dos ferimentos pessoais, os perigos também podem resultar em enormes danos materiais. Nestas circunstâncias, é digno de nota que a polícia ficou geralmente satisfeita com as zonas proibidas a armas que foram introduzidas. Em comparação com o ano passado, houve menos feridos e prisões durante a véspera de Ano Novo.
Impacto económico e previsões
A Associação da Indústria Pirotécnica espera vendas recorde de mais de 200 milhões de euros provenientes da venda de fogos de artifício este ano. Este número mostra o interesse contínuo pela população pelos fogos de artifício, apesar dos repetidos perigos e incidentes negativos associados ao seu uso. A discussão sobre precauções de segurança está sendo reavivada pelos incidentes desta véspera de Ano Novo.