Novo G9 em Baden-Württemberg: oportunidade ou caos para as escolas?
Em 2025, Baden-Württemberg introduzirá o G9 para a 5ª e 6ª séries, o que trará novos desafios para escolas e alunos.

Novo G9 em Baden-Württemberg: oportunidade ou caos para as escolas?
A partir do ano letivo de 2025/26, o ensino médio de nove anos (G9) em Baden-Württemberg será novamente o formulário padrão para a 5ª e 6ª séries. Esta decisão segue um debate polêmico que foi alimentado por uma iniciativa dos pais que coletou mais de 100.000 assinaturas para um referendo para retornar ao G9. O governo do estado apresentou um projeto de lei que prevê a volta gradual do G9, mas não conquistou a total confiança da iniciativa dos pais. Marita Raschke, uma das principais vozes da iniciativa, já está a planear um segundo referendo e precisa de 40.000 assinaturas para fazer cumprir as suas exigências.
A mudança para o G9 provoca reações mistas. Embora Jürgen Schwarz, diretor do Rutesheimer Gymnasium, enfatize a preparação precoce, muitos diretores estão preocupados com os desafios significativos que a mudança traz consigo. Em particular, Christoph Brechtelsbauer, diretor da escola secundária Korntal-Münchingen, afirma que o novo regulamento eliminará cerca de duas horas de aprendizagem por semana, o que também levará a uma redução da necessidade de professores e, assim, reduzirá as hipóteses de contratação de novos professores.
Desafios e mudanças organizacionais
Os desafios organizacionais associados à introdução do G9 já são visíveis. Sandra Heyn, diretora do Albert-Schweitzer-Gymnasium, prevê que muitos obstáculos ainda terão de ser superados até o ano letivo de 2031/32, quando todos os alunos estarão no trem G9. Está sendo dada especial atenção a um aluno da sétima série que poderá perder dois anos se não for transferido. Isto poderia ter um impacto significativo na introdução planeada do Abitur no ano letivo de 2031/32, o que também poderia afetar universidades e prestadores de serviços voluntários, entre outras coisas.
Contudo, as novas condições-quadro também trazem consigo oportunidades. Matthias Bochert, diretor da Ditzinger High School, vê vantagens no tempo de aprendizagem estruturado, pois pode criar espaço para inovação. Além disso, aulas de coaching recentemente introduzidas oferecem suporte individual aos alunos. As escolas têm horários adicionais para grupos de trabalho, mas devem esperar que não possam oferecer quaisquer ofertas adicionais. Isto também poderia beneficiar clubes e igrejas que trabalham activamente com crianças e jovens, uma vez que já não precisam de depender do fim da tarde.
Proposta popular e participação
A proposta popular “Lei de Melhoria do G9”, exigida pela iniciativa, contém vários pontos-chave. Isto inclui uma opção para os actuais 7º a 10º anos do ensino secundário no segundo semestre de 2025/26, a introdução de uma segunda língua estrangeira a partir do 7º ano e a introdução de uma disciplina especializada a partir do 9º ano. Continua a ser essencial que a preservação da IMP (ciência da computação, educação mediática, pedagogia) e NWT (ciências naturais e tecnologia) seja assegurada.
Os cidadãos interessados podem participar na proposta popular preenchendo o respectivo formulário disponibilizado pela g9-jetzt-bw.de pode ser baixado, preenchido e enviado por correio para o ponto de coleta em Ravensburg. Qualquer pessoa com 16 anos ou mais que seja elegível para votar nas eleições estaduais em Baden-Württemberg pode participar. Também é possível encomendar maiores quantidades de formulários para coleta de assinaturas. É claro que o regresso ao G9 representa não apenas um desafio académico, mas também social, que requer muitos intervenientes no panorama educativo.