Emoção no Hahnweide: Jannis Däuble vence a competição de vôo livre!
No Dia dos Pais de 2025, Jannis Däuble, do Herrenberg Aviation Club, venceu a competição internacional de vôo livre em Hahnweide.

Emoção no Hahnweide: Jannis Däuble vence a competição de vôo livre!
No dia 30 de maio de 2025, os pilotos da classe aberta viveram um dia agitado na competição internacional de vôo livre em Hahnweide, depois de terem que fazer pausas obrigatórias na terça e quarta-feira devido ao clima. O Dia dos Pais agora oferecia uma janela climática mais estreita, mas foi o suficiente para completar a tarefa do dia de 220 quilômetros. Isso levou os participantes via Plettenberg perto de Rottweil, Geisingen e Reichenbach de volta a Hahnweide.
A competição trouxe resultados emocionantes: O piloto mais rápido do dia foi Junior Jannis Däuble, do Herrenberg Aviation Club, que alcançou uma impressionante velocidade média de 91,94 km/h no Nimbus 4T e assim venceu o dia. Logo atrás, Holger e Florian Karow alcançaram o segundo lugar, apenas dez segundos depois de Däuble, na competição com o seu EB28. O francês Sylvain Gerbaut pousou em terceiro lugar com seu EB29R e velocidade de 89,46 km/h. Na classificação geral, o holandês François Jeremiasse continua na liderança, enquanto Markus Frank conseguiu melhorar para o segundo lugar. O vencedor do dia, Däuble, também pode estar feliz com o seu progresso na classificação geral.
Quadro e condições competitivas
A competição de vôo livre no Hahnweide fez parte da 57ª edição deste renomado evento. O ano de 2025 não só deu aos pilotos a oportunidade de demonstrar as suas habilidades, mas também de obter conhecimentos sobre o fascinante mundo da aviação competitiva. As competições, como a de Hotzenwald, podem não só promover a ambição desportiva, mas também oferecer uma excelente plataforma de intercâmbio entre pilotos de diferentes classes e com diferentes experiências.
Para pilotos iniciantes e experientes, a competição Hotzenwald oferece uma experiência variada na Floresta Negra, nos Alpes Suábios e no Jura Suíço, conhecidos pelas suas condições térmicas e paisagens únicas. Aqui são oferecidas três classes diferentes, incluindo a classe mista de clube e novato, que visa apoiar os iniciantes na competição, bem como a classe mista padrão e aberta.
Tarefa aérea e planejamento individual
Na competição Hotzenwald, os participantes podem escolher tarefas AAT (tarefas de área) que permitem o planejamento individual de rotas de voo. Esta opção é particularmente indicada para amantes de aeronaves de madeira mais antigas, por exemplo o Bergfalken ou Ka 6. A divisão de acordo com valores de índice permite que todos os participantes possam competir em diferentes classes dependendo da sua experiência e tipo de aeronave.
Com a 57ª edição da competição a terminar no próximo sábado, resta saber quais os pilotos que vencerão a tarefa do último dia e como será a evolução da classificação geral até lá.