Freyung-Grafenau: Restauradores comprovados estão lutando contra a morte dos pubs!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os hoteleiros e restauradores de Grafenau estão reelegendo a sua equipa comprovada, enquanto os pubs da Floresta da Baviera estão sob grande pressão.

Die Hoteliers und Gastronomen in Grafenau wählen ihr bewährtes Team erneut, während Wirtshäuser im Bayerischen Wald stark unter Druck stehen.
Os hoteleiros e restauradores de Grafenau estão reelegendo a sua equipa comprovada, enquanto os pubs da Floresta da Baviera estão sob grande pressão.

Freyung-Grafenau: Restauradores comprovados estão lutando contra a morte dos pubs!

Em 6 de julho de 2025, os hoteleiros e restauradores do escritório distrital de Freyung-Grafenau se reuniram para reeleger seu conselho de administração para os próximos três anos. A decisão de continuar a equipe comprovada em torno do presidente Bernhard Sitter foi tomada devido à cooperação positiva. Sitter e sua equipe de gestão provaram ser estáveis ​​e confiáveis ​​no passado e continuam a defender os interesses da indústria de restaurantes no distrito. O PNP informa que Esta continuidade no conselho é particularmente importante em tempos de incerteza económica.

No entanto, a indústria da restauração, particularmente a cultura dos pubs, enfrenta grandes desafios. De acordo com um artigo do Jornal estatal da Baviera A morte dos bares é um problema bem conhecido na Baviera. Cada vez mais bares fecham devido a dificuldades financeiras, custos elevados e estresse psicológico causado pela pandemia. Em muitos lugares do distrito de Freyung-Grafenau, as opções gastronômicas são extremamente limitadas. Por exemplo, há uma cervejaria em Grafenau que está a ter dificuldade em encontrar um inquilino para a sua Jägerwirt e a Bräustüberl.

A crise da cultura pub

As consequências desta evolução são graves. Existem apenas alguns bares na região que estão abertos durante a semana. Apenas a pousada “Zum Stodbärn” permanece como ponto de contato para a comunidade. Muitas outras pousadas fecharam nos últimos anos ou estão disponíveis apenas para eventos de fim de semana. Após a pandemia, muitos publicanos mais velhos não reabriram os seus estabelecimentos, levando a um declínio nas reuniões sociais.

O desafio para a indústria da restauração é ainda agravado pelo fosso socioeconómico entre os alimentos baratos para os grupos socialmente desfavorecidos e os restaurantes caros para os ricos. A longo prazo, isto poderá fazer com que as férias na Floresta da Baviera se tornem inacessíveis para os trabalhadores com rendimentos médios. A advertência expressa por Bernhard Sitter sobre a possível ruína de 2.400 empresas na Baviera se o IVA aumentasse ilustra a urgência da situação para a indústria local de restauração.

Investimentos e perspectivas futuras

A situação económica no sector da restauração é tensa. Especialmente nos últimos anos, muitos pubs tiveram de fazer investimentos significativos para se manterem competitivos. A cooperativa Lang Bräu, por exemplo, teve de investir fortemente na sua Bräustüberl. No entanto, muitas vezes as despesas não compensam, especialmente porque muitos descendentes optam por não seguir as tradições familiares e optam por empregos mais seguros na indústria. A formação de jovens gastrônomos costuma ser negligenciada, o que põe ainda mais em risco o futuro da indústria.

Walter Eggmüller, que assumiu uma pousada tradicional, está tentando garantir empregos com um conceito de autoatendimento. Ele emprega muitos funcionários estrangeiros e também aceitou contratos deficitários para manter o negócio funcionando. No entanto, a optimização da gastronomia face ao aumento dos preços e à queda dos rendimentos familiares é essencial para manter a atractividade da região como destino turístico.