Novo abrigo para meninas em Deckenpfronn: Um porto seguro!
Um novo abrigo para meninas foi inaugurado em Deckenpfronn para lhes oferecer segurança e apoio em situações de crise.

Novo abrigo para meninas em Deckenpfronn: Um porto seguro!
Foi inaugurado um novo abrigo para meninas em situação de crise em Deckenpfronn, no distrito de Böblingen. Esta oferta é gerida pela Waldhaus gGmbH em nome do distrito e destina-se especificamente a jovens do sexo feminino com idades entre os 12 e os 18 anos. O grupo residencial, denominado “Eichenhof”, está instalado num edifício discreto e oferece espaço para até seis meninas, com possibilidade de superlotação e um quarto adicional para irmãos. As raparigas podem encontrar aqui alojamento temporário se já não puderem viver no seu ambiente habitual por várias razões, como medo da violência, discussões com os pais ou insegurança geral em casa. Isto foi relatado pelo Stuttgarter Nachrichten em 22 de junho de 2025.
O santuário apresenta um ambiente acolhedor e tranquilo. Com um jardim frontal florido e decorações de coração penduradas na porta da frente, o edifício transmite uma sensação de segurança. Segundo as operadoras, é importante oferecer às meninas um lugar respeitoso e seguro onde possam encontrar sossego.
Trabalhadores qualificados e necessidades de capacidade
Cordula Breining, vice-chefe do departamento e responsável pela implementação, é responsável por liderar o grupo de atendimento. Ela é apoiada por Damaris Krehl-Hennigs e Daniela Bosch, que já adquiriram experiência no cuidado de jovens. Daniela Bosch, em particular, lidera há cinco anos um grupo de cuidados para rapazes em Hildrizhausen e está a trazer conhecimentos especializados valiosos para o novo grupo. O trabalho exige não só empatia, mas também flexibilidade para lidar com as necessidades individuais das raparigas.
Em 2024, já foram acolhidas 61 meninas, com tempo médio de internação de 50 dias. O chefe do gabinete de assistência social aos jovens, Harry Hennig, sublinha a necessidade urgente de capacidade adicional, o que torna a abertura deste grupo de assistência ainda mais importante. Cuidar de alguém é uma medida de proteção de curto prazo do escritório de bem-estar juvenil de acordo com a Seção 42 do SGB VIII, que é usada em situações de crise aguda, como perigo, abuso ou negligência.
O edifício onde está alojado o grupo de assistência foi anteriormente utilizado pela “Associação para o Bem-Estar Juvenil” como “Thistle” e é agora alugado pela Mevesta e.V. Esta acomodação espacial permite uma integração perfeita na infra-estrutura existente do grupo residencial Eichenhof, que já representa um importante ponto de contacto para os jovens.
A abertura do novo abrigo marca um passo importante no apoio às meninas em situações de vida difíceis, o que é de grande importância estratégica e humana.
Mais informações sobre esta nova oferta de proteção podem ser encontradas no site da Notícias de Estugarda e Serviço de bem-estar juvenil Waldhaus.