Evacuação da Bundeswehr: Repatriados de Israel pousam em Colônia!
A Bundeswehr está a lançar voos de evacuação de Israel para resgatar cidadãos alemães após o ataque do Hamas.

Evacuação da Bundeswehr: Repatriados de Israel pousam em Colônia!
Em 21 de junho de 2025, às 6h13, um Airbus A400M da Força Aérea Alemã taxiou do Aeroporto de Colônia/Bonn em direção à área militar. Este voo marcou o início de uma operação de evacuação destinada a repatriar cidadãos alemães de Israel. Um total de 64 repatriados serão trazidos para a Alemanha nesta primeira campanha, o que é de grande importância dada a situação actual na região. As imagens da partida foram captadas por Thomas Banneyer do dpa e mostram as graves circunstâncias em que esta evacuação está a ocorrer.
A Bundeswehr lançou esta operação de evacuação devido a um grave ataque terrorista do Hamas em Israel. Este ataque, ocorrido no sábado passado, custou a vida a pelo menos 1.300 pessoas em Israel e levou a ataques aéreos israelitas generalizados na Faixa de Gaza, nos quais mais de 2.000 palestinianos perderam a vida. Esta situação preocupante exigiu uma resposta imediata do governo federal e da Bundeswehr para garantir a segurança dos cidadãos alemães.
Detalhes da operação de evacuação
Um Airbus A400M com destino a Tel Aviv está programado para chegar ao Aeroporto Ben-Gurion às 19h45. Espera-se que este voo traga 50 cidadãos alemães de volta à Alemanha. Outro voo de evacuação já está previsto para domingo. Estas medidas complementam os voos anteriormente organizados com aeronaves civis da Lufthansa, que também visavam evacuar os alemães da região em crise. Nos últimos dias, o Ministério dos Negócios Estrangeiros mobilizou todos os recursos disponíveis para apoiar o regresso dos cidadãos afectados.
A situação em Israel é extremamente tensa e os conflitos em curso tornaram a situação perigosa para muitas pessoas. Os voos de evacuação da Bundeswehr reflectem a urgência e o papel activo do governo alemão, que coloca a segurança dos seus cidadãos em primeiro lugar em tempos de crise. Tendo em conta os acontecimentos dos últimos dias, é essencial que os cidadãos alemães sejam trazidos para um local seguro o mais rapidamente possível, ao mesmo tempo que se procuram soluções diplomáticas.
As iniciativas do governo federal e da Bundeswehr nesta fase crítica são de grande importância e mostram uma clara responsabilidade para com os cidadãos afetados. Mais informações sobre a evacuação em curso e a situação no local são esperadas nos próximos dias.