Caos de tempestades em Berna: 8.500 relâmpagos, rajadas e risco de inundação!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Altdorf experimentou rajadas de até 90 km/h e fortes chuvas em 5 de junho de 2025, enquanto a atividade dos raios aumentou acentuadamente na Suíça.

Altdorf erlebte am 5. Juni 2025 Sturmböen von bis zu 90 km/h und starke Regenfälle, während die Blitzaktivität in der Schweiz stark anstieg.
Altdorf experimentou rajadas de até 90 km/h e fortes chuvas em 5 de junho de 2025, enquanto a atividade dos raios aumentou acentuadamente na Suíça.

Caos de tempestades em Berna: 8.500 relâmpagos, rajadas e risco de inundação!

Em 5 de junho de 2025, a Suíça foi novamente afetada por intensas trovoadas, o que levou a um aumento significativo na atividade dos raios. Foram medidas mais de 8.500 descargas atmosféricas, das quais mais de 2.000 foram registradas no cantão de Berna. Estes números mostram que, apesar da intensa atividade atmosférica em comparação com o verão de 2024, quando foram contados mais de 50.000 relâmpagos num único dia, as atuais trovoadas ainda representam uma força significativa da natureza.

As tempestades trouxeram não apenas relâmpagos e trovões, mas também condições climáticas extremas. Em baixas altitudes, as tempestades causaram ventos fortes, que sopraram a velocidades de 86 km/h em Courtelary e até 90 km/h em Altdorf (devido a rajadas do tipo Foehn). Além disso, foram registadas chuvas rápidas no norte do país, enquanto os vales superiores de Maggia e Verzasca sofreram com chuvas prolongadas, atingindo mais de 100 litros por metro quadrado. Essas chuvas extremas atraíram a atenção dos serviços de emergência, especialmente na região superior da Basileia, que teve cerca de 70 missões devido a inundações e transbordamentos de riachos.

Medidas necessárias

A brigada de incêndio era muito procurada, especialmente quando se tratava de bombear porões inundados em edifícios residenciais. Os cancelamentos de trens e as restrições na linha ferroviária entre Laufenlfingen e Sissach também foram resultado dos danos causados ​​pela tempestade. Nos Grisões, a estrada cantonal de Misox foi fechada por razões de segurança devido às fortes chuvas. Este encerramento afetou especificamente a parte evacuada da aldeia do sul dos Grisões devido ao risco agudo de deslizamentos de terra.

Especial atenção também foi dada aos aspectos da tecnologia de raios. De acordo com informações do LightningMaps.org, um “derrame” é um único evento de raio que é detectado por redes de rastreamento de raios. Os locais dos raios são visualizados em mapas, permitindo uma análise detalhada da atividade dos raios. Essas visualizações são essenciais para melhor compreender e prever os perigos representados pelas tempestades.

Diferentes termos são usados ​​na comunicação sobre raios. Um "flash" descreve vários golpes que ocorrem quase simultaneamente em uma pequena área, enquanto o termo "ataque" geralmente descreve um raio que atinge a terra do céu. Apesar dos desafios técnicos e do necessário processamento preciso de dados, os dados sobre raios são essenciais para precauções de segurança durante trovoadas.

As condições meteorológicas dos últimos dias reforçam a importância de uma gestão de emergência bem organizada e da melhoria contínua dos sistemas de previsão, a fim de fornecer à população informação oportuna e útil. A Suíça demonstrou mais uma vez que os fenómenos meteorológicos extremos representam um desafio constante que requer recursos técnicos e humanos para ser superado.