Os municípios levantam o alarme: falta de fundos no fundo especial!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Conselho Distrital Alemão critica a falta de uma cota mínima para os municípios no fundo especial planejado de 500 bilhões de euros.

Der Deutsche Landkreistag kritisiert das Fehlen einer Mindestquote für Kommunen im geplanten Sondervermögen von 500 Milliarden Euro.
O Conselho Distrital Alemão critica a falta de uma cota mínima para os municípios no fundo especial planejado de 500 bilhões de euros.

Os municípios levantam o alarme: falta de fundos no fundo especial!

O Conselho Distrital Alemão praticou críticas nítidas aos planos atuais de implementar o fundo especial, que se diz ser de grande importância para os investimentos em infraestrutura estatal. De acordo com zvw Euros para os países beneficiam os municípios. Hans-Günter Henneke, gerente geral do Dia do Distrito Alemão, descreveu o fracasso como um "golpe no rosto" para as cidades, condados e municípios.

Atualmente, o gabinete lida com o projeto de lei para financiar investimentos em infraestrutura. No geral, o Fundo Especial compreende 500 bilhões de euros, destinados à infraestrutura e à proteção climática. Os fundos também devem servir ao design moderno da Alemanha para remediar defeitos como ruas quebradas ou internet lenta que aumentaram nos últimos anos.

Detalhes sobre o fundo especial

O governo federal decidiu em março de 2025 alterar a lei básica que permite a criação deste fundo especial. Isso não deve apenas resultar no fortalecimento da competitividade, mas também é projetado para alcançar a neutralidade climática até 2045. O Fundo Especial consiste em três pilares: 100 bilhões de euros para os estados e municípios, além de outros 100 bilhões de euros para o clima e o fundo de transformação e 300 bilhões de euros para investimentos adicionais do governo federal, como o governo federal Informado.

Por último, mas não menos importante, está planejado que os fundos do Fundo Especial possam ser aprovados dentro de doze anos. Por exemplo, mais de 9 bilhões de euros estão planejados para tráfego ferroviário confiável em 2025, além de 6,5 bilhões de euros para melhorar a assistência à infância e da educação digital. Além disso, pelo menos 4 bilhões de euros estão planejados para digitalização anualmente, com quantidades crescentes nos próximos anos.

Uma participação justa e vinculativa dos municípios é crucial para impulsos efetivos do crescimento, segundo Henneke. A cota mínima de 60 % para os municípios já estava definida no projeto de professor do Ministério das Finanças. Agora, os municípios estão preocupados porque o poder de distribuição permanece com os países que nem sempre agiram no passado no sentido das preocupações municipais. Henneke, portanto, destaca a necessidade de uma ancoragem legal das ações para os municípios.

Garantir investimentos e reformas

O governo federal planeja usar medidas de consolidação orçamentária, além de investimentos em infraestrutura. Isso inclui reformas de segurança básica, redução de pessoal (exceto as autoridades de segurança), além de economizar em programas de financiamento e ajuda ao desenvolvimento. O objetivo é projetar as despesas no orçamento federal de tal maneira que eles estão dez por cento acima do gasto total estimado.

Os controles de sucesso dos ativos especiais também são regulamentados: verificações após quatro e oito anos e um controle final são planejados após o final do prazo. Isso garantirá a transparência e a eficácia dos investimentos.