A fonte do mercado em Schorndorf está jorrando novamente – tecnologia reparada!
A fonte do mercado em Schorndorf está borbulhando novamente após reparos, após problemas técnicos impedirem sua entrada em operação.

A fonte do mercado em Schorndorf está jorrando novamente – tecnologia reparada!
A fonte do mercado em Schorndorf finalmente está balbuciando novamente. Depois de um longo período em que a piscina ficou vazia até a tarde de quinta-feira, 26 de junho, a água está de volta à Praça do Mercado Superior. Os problemas técnicos contínuos impediram inicialmente o comissionamento oportuno após as férias de inverno na primavera. O porta-voz da cidade, Dominique Wehrle, já havia apontado no início de junho que a tecnologia da fonte estava envelhecendo.
A bomba centrífuga defeituosa responsável pelo abastecimento de água já foi reparada. Estas dificuldades técnicas foram lamentáveis porque a fonte do mercado desempenha um papel central na paisagem urbana de Schorndorf.
Um local histórico
A fonte da praça do mercado tem uma longa história, que remonta a 1478, quando foi mencionada pela primeira vez. A fonte do mercado de Schorndorf é muito mais do que apenas uma bacia hidrográfica; faz parte do patrimônio histórico da cidade. Em 1522 foi construída ali uma fonte de pedra com uma estátua do duque Ulrich. A fonte do mercado de ferro fundido, como é conhecida hoje, foi fabricada pela Ironworks Königsbronn em 1773 e sofreu várias alterações desde então.
A estátua original foi substituída por uma coluna artística com decorações florais de cobre, e os brasões do soberano Carl Herzog zu Württemberg, da cidade de Schorndorf e das autoridades da cidade estão fixados nas laterais da fonte. Esta autarquia inclui o presidente da Câmara, quatro autarcas e o escrivão, o que sublinha a importância da fonte como símbolo do poder local.
Com o retorno da água à fonte do mercado, a paisagem urbana de Schorndorf será revitalizada e visitantes e moradores poderão mais uma vez desfrutar da beleza deste local histórico. A restauração da fonte demonstra não só o sucesso das reparações técnicas, mas também o empenho da cidade na preservação e manutenção do seu património cultural.