Um ano após a enchente: Wieslauftal a caminho da normalidade

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um ano após o desastre da enchente em Wieslauftal: uma retrospectiva da reconstrução e revitalização de Wieslauftalbahn no distrito de Rems-Murr.

Ein Jahr nach der Flutkatastrophe im Wieslauftal: Rückblick auf den Wiederaufbau und die Wiederbelebung der Wieslauftalbahn im Rems-Murr-Kreis.
Um ano após o desastre da enchente em Wieslauftal: uma retrospectiva da reconstrução e revitalização de Wieslauftalbahn no distrito de Rems-Murr.

Um ano após a enchente: Wieslauftal a caminho da normalidade

Um ano após a devastadora inundação no Wieslauftal, a região continua a ser afetada pelas consequências. O maremoto que atingiu o vale em junho de 2024 teve efeitos devastadores. O nível da água na praça do mercado de Rudersberg atingiu dramáticos 1,80 metros. Mas embora a aparência externa em Rudersberg deixe agora uma impressão limpa e organizada, a normalidade completa ainda não foi alcançada. Muitas das melhorias recentes, como ruas limpas e fachadas recentemente pintadas, são o resultado de esforços envidados após a catástrofe. No entanto, quase não há qualquer evidência visível dos terríveis acontecimentos que traumatizaram muitas pessoas um ano antes, como relata o Stuttgarter Nachrichten.

Apesar da mudança externa, a recuperação interna das comunidades afectadas é uma história diferente. Os projectos de reconstrução estão em pleno andamento, mas ao mesmo tempo o efeito de choque das cheias está a tornar-se menos perceptível a cada ano, embora muitos cidadãos guardem memórias das cheias durante muito tempo. A reconstrução registou progressos em muitas áreas, mas permanece a questão de saber com que rapidez a região poderá recuperar a sua estabilidade económica e social.

Foco na infraestrutura de transporte

Outro aspecto importante no contexto da catástrofe das cheias é o Wieslauftalbahn. Este foi gravemente danificado pelas inundações, de modo que o tráfego ferroviário de Schorndorf para Rudersberg teve de ser interrompido indefinidamente. A reparação da linha férrea foi agora identificada como um projecto prioritário. As obras de construção de um trecho da rota estão programadas para começar já em novembro de 2025, a fim de restabelecer o tráfego. O apoio político a este projecto é visto como um sinal positivo para as comunidades afectadas, como relata o SWR.

Os custos de reparação estimados rondam os 5 milhões de euros, valor significativamente inferior aos 20 milhões de euros inicialmente estimados. A maior parte destes custos são suportados pelo seguro, enquanto o distrito deve contar com uma contribuição própria de 500.000 euros. Sem a ajuda do seguro, Schorndorf e Rudersberg teriam de cobrir eles próprios metade dos custos, o que teria aumentado significativamente os encargos financeiros. A responsabilidade pela operação e manutenção contínuas da Wieslauftalbahn cabe aos municípios.

Perspectivas e desafios

A reabertura da linha férrea no primeiro trimestre de 2025 depende fortemente das construtoras disponíveis. Um desafio neste processo é a dificuldade de encontrar empresas que tenham capacidade suficiente disponível, estando algumas atualmente ocupadas com outros projetos, como a feira ferroviária Innotrans, em Berlim. Além disso, alguns trens também precisarão ser removidos e passar por uma grande reforma antes que as operações possam ser retomadas.

A reconstrução após a catástrofe das cheias não representa apenas um desafio infra-estrutural, mas também um passo em direcção à normalidade para as comunidades afectadas. As pessoas em Rudersberg e Schorndorf estão optimistas de que estas medidas de revitalização podem fortalecer não só a mobilidade, mas também a economia da região.