Palácio de Ludwigsburg: um sonho barroco com experiência VR e destaques culturais
Descubra o Ludwigsburg Residence Palace, o maior palácio barroco da Alemanha, e seus destaques culturais.

Palácio de Ludwigsburg: um sonho barroco com experiência VR e destaques culturais
O Palácio Real de Ludwigsburg, localizado a cerca de 15 quilómetros a sul de Estugarda, é considerado o maior palácio barroco não destruído da Alemanha. Atrai cerca de 800.000 visitantes anualmente e é um importante centro cultural da região. O duque Eberhard Ludwig mandou construir o impressionante edifício entre 1704 e 1733, e não é à toa que é chamado de “Versalhes da Suábia”.
O castelo consiste num total de 18 edifícios e mais de 450 quartos. O construtor italiano Donato Guiseppe Frisoni foi o responsável pelo projeto. Para além do seu esplendor arquitetónico, o castelo alberga também diversas instituições culturais, entre as quais a Galeria Barroca, o Teatro do Castelo, o Museu da Cerâmica e o Museu da Moda. Particularmente digna de nota é a “Blooming Baroque”, a exposição permanente de jardinagem mais antiga da Alemanha, que mergulha os visitantes no mundo da horticultura barroca.
Passeios e eventos
Visitas guiadas e eventos culturais são oferecidos regularmente no palácio residencial. Estes programas permitem aos visitantes explorar as magníficas salas e a impressionante paisagem ajardinada. O site do castelo, Schloss-Ludwigsburg.de, fornece informações detalhadas sobre eventos e passeios atuais e mostra conteúdo incorporado de mídias sociais como Facebook, X (antigo Twitter) e Instagram.
Uma experiência inovadora de realidade virtual está disponível desde 2022, permitindo aos usuários explorar o castelo no século XVIII. Esta oferta promove a inclusão e garante que as pessoas com deficiência também possam vivenciar os majestosos salões e jardins.
Património cultural e desenvolvimento urbano
A cidade de Ludwigsburg foi concebida como uma cidade barroca ideal, com ruas retangulares e uma praça central do mercado caracterizada por casas de arcadas e três igrejas. Esta paisagem urbana historicamente cultivada é complementada pelo castelo, que representa um elemento central do desenvolvimento da cidade. Os visitantes podem vivenciar de perto a arquitetura histórica e a atmosfera do período barroco.
O Palácio Real de Ludwigsburg continua a ser uma atração importante para turistas e moradores locais e mostra de forma impressionante o quão diversificada e rica é a história de Baden-Württemberg. A combinação de arquitetura impressionante e eventos culturais torna-o uma parte indispensável da história alemã.