Demolição da Meissnerhaus em Ehningen: Objectos de iniciativa dos cidadãos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O conselho local de Ehningen decidiu demolir a Meissnerhaus. Uma iniciativa de cidadania está a planear a resistência.

Der Gemeinderat Ehningen hat den Abriss des Meissnerhauses beschlossen. Eine Bürgerinitiative plant Widerstand.
O conselho local de Ehningen decidiu demolir a Meissnerhaus. Uma iniciativa de cidadania está a planear a resistência.

Demolição da Meissnerhaus em Ehningen: Objectos de iniciativa dos cidadãos!

Em 23 de outubro de 2025, o conselho local de Ehningen decidiu por uma pequena maioria demolir o Meissnerhaus na Königstraße 27. A decisão foi tomada pela CDU e pelos Eleitores Livres, enquanto o SPD e os Verdes votaram contra. Este passo surge depois de uma polémica discussão que durou até pouco antes da meia-noite, na qual muitos cidadãos interessados ​​saíram mais cedo da reunião para serem informados sobre o futuro da Meissnerhaus. O prefeito Lukas Rosengrün descreveu a decisão como formalmente ilegal e pediu uma discussão renovada.

A decisão dos partidos no poder baseia-se no argumento de que a demolição reduziria os riscos financeiros e económicos para o município. A CDU e os Eleitores Livres sublinham que a preservação do edifício não classificado é um serviço voluntário da comunidade que não é sustentável nas actuais condições orçamentais. Em contraste, o SPD e os Verdes vêem potencial para eficiência económica, uma vez que a demolição também implicaria custos. No entanto, o seu pedido para examinar um conceito de utilização não foi votado.

Resistência da iniciativa de cidadania

Face à decisão, foi formada uma iniciativa de cidadania que pretende pressionar por um referendo contra a demolição. A porta-voz da iniciativa, Hannelore Röhm, enfatiza a importância dos argumentos para a preservação da Meissnerhaus. Para apoiar as suas preocupações, a iniciativa planeia fornecer material informativo e organizar eventos. De acordo com a resolução, a iniciativa de cidadania terá a oportunidade de realizar um referendo e gostaria de promover activamente a preservação do edifício.

A Câmara Municipal irá agora obter propostas para a demolição e calcular o desenho da futura área livre. A iniciativa de cidadania também estabeleceu como objectivo acompanhar o processo em curso e exercer pressão sobre os decisores. Este conflito também pode ser visto no contexto da iniciativa de cidadania europeia “HouseEurope!” ser fornecido. Esta iniciativa visa apelar a novas leis da UE para renovações e conversões mais fáceis e sociais e, entre outras coisas, apela a regras de avaliação justa para os edifícios existentes.

A discussão sobre a Meissnerhaus reflecte uma tendência mais ampla em que a preservação dos edifícios históricos é ponderada em relação a considerações económicas. Torna-se claro que o diálogo entre a administração local e os cidadãos é crucial para encontrar soluções sustentáveis ​​para o futuro da comunidade local.