Nova aliança para a investigação alpina: quatro institutos unidos!
Em 22 de junho de 2025, os institutos de pesquisa em Altdorf fundarão o Swiss ARC para conduzir pesquisas interdisciplinares sobre o habitat alpino.

Nova aliança para a investigação alpina: quatro institutos unidos!
A vila alpina de Altdorf, na Suíça, será palco de uma mudança significativa na pesquisa alpina em 22 de junho de 2025. Quatro institutos de pesquisa de diferentes partes do país fundaram a Swiss Alpine Research Collaboration (Swiss ARC). Os institutos localizados em Altdorf, Chur, Mendrisio e Sion combinam seus conhecimentos para realizar pesquisas interdisciplinares sobre o habitat alpino. Ao fazê-lo, gostariam de obter uma compreensão mais abrangente dos desafios e oportunidades da região alpina. Este relatório tagblatt.ch.
A Fundação Swiss ARC é uma resposta às questões urgentes decorrentes das alterações climáticas e das necessidades especiais da população regional. Os institutos devem manter a sua independência e continuar a coordenar os seus projetos de investigação entre si. Os quatro institutos envolvidos são: o Instituto Uri de Culturas Alpinas em Altdorf, o Instituto Graubünden de Pesquisa Cultural (IKG) em Chur, o Laboratorio di Storia delle Alpi (LabiSAlp) em Mendrisio e o Centre interdisciplinaire de la recherche sur la montagne (CIRM) em Sion. Cada um desses institutos contribui com pontos focais específicos que apoiam a orientação interdisciplinar do Swiss ARC, como schweizerbauer.ch explicou.
Objetivos e perspectivas da pesquisa
O foco do Swiss ARC está na perspectiva dos estudos culturais da pesquisa alpina. Uma preocupação central da aliança é ter mais em conta a vida das pessoas que vivem nos Alpes e trabalhar em harmonia com centros de investigação urbana, que muitas vezes assumem uma perspectiva urbana. Os institutos de investigação gostariam de compreender melhor a importância dos Alpes para a economia suíça. Mesmo que este valor seja atualmente considerado baixo, a sua importância poderá aumentar devido aos efeitos das alterações climáticas. Tópicos como permafrost, perigo de avalanche e proteção da paisagem são o foco das investigações.
Um objetivo particularmente relevante da Swiss ARC é criar sinergias e aumentar a visibilidade dos projetos de investigação. Através de uma maior colaboração, os institutos esperam fortalecer fundamentalmente a investigação, o que atrairá a atenção local e internacional.
Apresentação pública
A apresentação oficial do Swiss ARC acontecerá em 4 de julho de 2025 em Airolo, como parte do 30º aniversário da Sociedade Internacional de Pesquisa Histórica Alpina. Nesta ocasião também será realizado um painel de discussão para destacar os objectivos da Aliança, os próximos passos e os desafios. Espera-se que especialistas de diversas áreas discutam as visões e a importância desta nova comunidade de pesquisa.
Com a fundação da Swiss Alpine Research Collaboration, está a ser trilhado um novo caminho na investigação alpina, que visa lançar mais luz sobre as dimensões culturais e sócio-históricas dos Alpes e tê-las mais em conta na investigação.